13/10/2021 as 16:04

CHECAGEM

MPSE confere novo aparelho para aferição do nível de agrotóxicos

Aparelho confere nível de agrotóxico em alimentos, água e solos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério Público de Sergipe, através do Subprocurador-Geral de Justiça Ernesto Anízio Azevedo Melo e da Promotora de Justiça Cláudia do Amaral Calmon, participou de visita técnica no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para conferir um novo aparelho para detecção do nível de agrotóxicos em alimentos, água e solo. O equipamento foi adquirido a partir de termo de cooperação firmado pelo MPSE com o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do ITPS.

O cromatógrafo foi instalado no Laboratório de Química Orgânica do ITPS, que passou por adaptações para receber o sistema de acordo com as normas técnicas. O novo laboratório foi fruto de procedimento instaurado na Promotoria de Itabaiana e, posteriormente, conduzido pela Coordenadoria-Geral do MPSE. Foram realizadas diversas tratativas com órgãos do Estado para implantação deste laboratório em Sergipe, que visa trazer maior segurança alimentar para a população. O MPT/SE, através do termo de cooperação firmado com o MPSE, financiou uma expressiva parcela do cromatógrafo adquirido para a análise laboratorial e o Estado de Sergipe entrou com a contrapartida.

“Estou admirado com a envergadura deste projeto. É um sonho que torna realidade a partir de um trabalho de várias mãos, com articulação do Ministério Público. Este equipamento é, antes de tudo, uma medida preventiva, que traz inúmeros benefícios para a coletividade, sobretudo para a saúde pública e segurança alimentar da população”, destacou o Subprocurador-Geral de Justiça, Ernesto Anízio Azevedo Melo. “Com esse novo equipamento, poderemos desenvolver e ampliar nosso escopo em pesquisas na área de agrotóxicos, alimentos e água, exatamente como se espera de um órgão do segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou o Diretor-Presidente do ITPS, Kaká Andrade.

“A partir de agora, Sergipe será o segundo estado do Nordeste a contar com o laboratório de análises de agrotóxicos nos alimentos e na água, garantindo uma maior segurança alimentar para a população. Serão analisadas diversas culturas, tanto nas propriedades rurais quanto nos supermercados, a exemplo de alface, tomate, laranja, milho, goiaba, feijão, abacaxi, dentre outros alimentos”, destacou a Promotora de Justiça Cláudia do Amaral Calmon. “No termo de cooperação, também ficou estabelecido que os Promotores de Justiça poderão solicitar análises ao ITPS de culturas em suas respectivas comarcas”, completa.

O novo sistema é capaz de detectar com altos níveis de precisão e exatidão os resíduos de agrotóxicos contidos em amostras de alimentos, água e solos. Os resultados servirão para avaliação do cumprimento dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com o equipamento, poderão ser feitas a identificação e quantificação de mais de 280 princípios ativos em agrotóxicos, voláteis e não voláteis, em diversos tipos de amostras. Outro equipamento de controle e rastreio de agrotóxicos, este que já se encontra em funcionamento e constitui ferramenta importante de fiscalização pelo MPSE, é o software instalado na Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), também adquirido após articulação promovida pelo MPSE, com recursos do programa Águas de Sergipe.


Fonte e foto: MPSE