24/05/2022 as 14:58

SAÚDE

Aracaju promove remapeamento das áreas atendidas pelas UBS

O levantamento está sendo feito pelas equipes da Rede de Atenção Primária (Reap)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Visando a reorganização da área de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o remapeamento das áreas de cobertura de suas UBSs.

O trabalho foi iniciado no início de maio, com a avaliação das características de cada unidade. De acordo com as políticas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), cada equipe da UBS precisa ter por volta de quatro mil usuários. Entretanto, algumas unidades já tinham ultrapassado este limite.

“Devido ao crescimento territorial de algumas áreas do município, se fez necessário um novo remapeamento que distribuísse essa população de forma igualitária em cada equipe, em acordo com as normas da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). Essas reformulações possibilitarão não apenas uma melhoria no fluxo nos atendimentos da rede básica, mas também o fortalecimento na prevenção de doenças e promoção da saúde, de forma integral e contínua”, explica a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Nádia de Assis.

O levantamento está sendo feito pelas equipes da Rede de Atenção Primária (Reap), através dos agentes comunitários de Saúde, e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Os dados dos locais de atuação dos profissionais estão sendo utilizados como base para traçar diagnósticos das situações de cada UBS e, dessa maneira, adequar uma estratégia específica para cada uma.

“Esse trabalho também é relevante, uma vez que é com base na atualização dos dados, que o Ministério da Saúde disponibiliza recursos para financiar as equipes de saúde da família. A partir dessa verba e das demandas populacionais, evidenciadas pelas equipes da atenção básica, a SMS pode viabilizar a contratação de mais profissionais, abertura de novas unidades, ou ampliação das que já existem”, reforça a coordenadora.

Unidades remapeadas
O remapeamento foi iniciado com as unidades da primeira e segunda região, o que equivale as UBSs Antônio Alves (Atalaia), Augusto César Leite (conj. Santa Tereza), Augusto Franco, João Bezerra (pov. Areia Branca), Niceu Dantas (Zona de Expansão), Santa Terezinha (Robalo), Roberto Paixão (17 de Março), Osvaldo Leite (Santa Maria), Elizabeth Pita (Santa Maria), Geraldo Magela (conj. Orlando Dantas), Humberto Mourão (São Conrado) e Celso Daniel (Santa Maria).

 

Fonte: PMA