03/06/2022 as 11:04
VELHO CHICOTem como padroeiro Bom Jesus dos Aflitos e possui como ponto forte da sua atividade econômica a agropecuária do leite e pesca
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nesta sexta-feira, 3, e sábado, 4, acontece um grande evento em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. As comemorações irão acontecer na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas e às margens do Rio São Francisco, na cidade de Gararu. Um município pequeno, com pouco mais de 11.500 habitantes, calmo e com gararuenses acolhedores.
Tem como padroeiro Bom Jesus dos Aflitos e possui como ponto forte da sua atividade econômica a agropecuária do leite e pesca. Antes de se chamar Gararu, era conhecida por Curral de Pedras, seu primeiro nome. Recebeu este nome devido à presença de grande quantidade de currais com paredes feitas de pedras. Gararu será um dos municípios que sediará no dia 3 de junho atividades presenciais em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.
Além de Gararu em Sergipe, Pirapora (MG), Ibotirama (BA) e Glória (BA) serão as cidades contempladas com atividades onde irão apresentar mais de sua cultura, gastronomia, economia e do seu povo ribeirinho. A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” terá como mote “O Velho Chico são Muito” e colocará em debates assuntos importantes como o PL n° 4.545 e as mudanças climáticas. Ressalta-se que o Rio São Francisco já recebe muitas demandas, sofre degradações e não suporta o grande número de intervenções. É preciso garantir que o Velho Chico continue atendendo a todos que fazem uso e tirem seu sustento dele, por isso anualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza este Dia Nacional em Defesa do Velho Chico para fazer todos refletirem sobre sua preservação.
De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, esta data é muito especial e seu debate super válido, pois traz à tona temas relativos à proteção do Velho Chico, como também a toda degradação que vem sofrendo. “A campanha é extremamente necessária e urgente. Em uma época de mudanças climáticas é preciso aprofundar, intensificar e organizar melhor a gestão de recursos hídricos. Debates sobre a gestão das águas, seus usos múltiplos e o Pacto das Águas são imprescindíveis, pois a população não deixa de crescer, as atividades econômicas se multiplicam e o clima torna essa região mais problemática. Precisamos mudar nossa cultura iremos observar a intensificação dos conflitos”, explicou.
Sobre Gararu É importante ressaltar que essa cidade às margens do Velho Chico tem em sua principal praça um monumento que homenageia o personagem Gararu Sergipe, representante da história e da cultura local. Ele é lembrado como um bravo guerreiro que defende a região. Em se tratando do meio ambiente, o Município de Gararu se destaca como área prioritária para conservação e uso sustentável desde quando o Corredor Ecológico da Caatinga foi criado, em 2006. Um dos pontos da cidade que gararuenses mais gostam é o Alto da Serra da Melancia, pois de lá de cima todos conseguem assistir ao pôr do sol de forma única, rodeado de natureza e com uma bela vista para as cidades próximas. É o local ideal para medicação e fotos. Para o engenheiro florestal, Elísio Neto, membro da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, que está à frente da organização do evento em Gararu, é muito gratificante que o município tenha sido contemplado para a realização do evento alusivo à campanha Vire Carranca.
Antes participávamos do evento de forma tímida, mas dessa vez estaremos de forma ativa, recebendo as pessoas e mostraremos um pouco da nossa realidade, do nosso amor pelo Velho Chico. Para Gararu esse dia será histórico e irá reacender esse sentimento de pertencimento e amor ao Rio São Francisco que tanto nos alimenta, nos brinda com lazer, com sua paisagem e calmaria. Para nós, gararuenses e beradeiros, estarmos presentes nesse evento e realizá- -lo movimentará a economia do município e reavivará a cultura e amor pelo Velho Chico”. Programação: Complexo da Orla de Gararu 03/06 8h30 às 9h20 - Abertura do Museu Velho Chico 9h30 às 10h20 - Câmara Municipal - Entrega do título Cidadão Gararuensse ao Anivaldo Miranda - Coor. CCR Baixo SF do CBHSF 10h30 às 11h20 - Limpeza simbólica das margens do Velho Chico (alunos das escolas públicas e privadas de Gararu) 11h30 - Abertura das tendas no Complexo da Orla 11h30 às 12h20 - Tótens de Educação Ambiental e Interativos. Recepção dos alunos pelos monitores. 11h30 às 13h - Ônibus do Saneamento Educação Ambiental da DESO 11h30 às 13h - Tenda de tradições locais - Trio Pé de Serra e comidas típicas 12h30 às 13h - Peça Teatral - Coletivo Gararu das Artes Intervalo - 14h às 17h - Tenda Tradições locais | Ônibus da Adeso | Tótens | Visita ao Museu 04/06 - Traipu/Gararu 8h às 11h - Corrida da Canoa - Traipu/Gararu, Peixamento do Rio São Francisco - Saída de Traipu.