22/06/2022 as 08:44

TEMPO

Chuvas devem permanecer intensas até o final do mês

Noite de São João deverá ser marcada por chuvas, sobretudo em Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chuvas devem permanecer intensas até o final do mês

O inverno iniciou nesta terça-feira, 22, mas as características da estação já surgiram em Aracaju desde o mês de maio, com longo período chuvoso e temperaturas amenas. De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, as precipitações devem permanecer intensas até o final deste mês, e a noite da véspera de São João, dia 23, poderá ser marcado por muito chuva durante todo o dia.

A previsão do tempo mostra que ao longo desta semana e final de semana as chuvas seguem intensas sobretudo nos horários de madrugada, início da manhã, fim de tarde e noite. Mas, conforme o meteorologista Overland Amaral, é bom o sergipano se preparar, já que o inverno se estende até o mês de setembro, podendo as chuvas permanecerem até lá. “Desde a segunda quinzena do mês de maio tivemos uma incursão de ondas de leste intensa em todas as regiões do Estado, mas muito mais na faixa norte, desde o litoral norte, atingindo fortemente o Baixo são Francisco e o sertão. O que aconteceu em maio deverá continuar em junho, até o final do mês, e também em julho. Elas se reduzem em agosto e setembro, mas também estarão presentes nesse período. Até porque, também sofreremos os efeitos do escoamento das frentes frias, que se associam e elevam cada vez mais as chuvas”, explica o especialista.

Ondas de leste são aquelas que nascem sobre o mar e se deslocam sob a costa sudeste do Nordeste, adentrando os estados, incluindo Sergipe. Com isso, as temperaturas baixas poderão atingir até 12ºC nas cidades das regiões Sul e Sudoeste do Estado. “As temperaturas mínimas de cidades da região Agreste poderão chegar até aproximadamente 17ºC. Já no Alto Sertão sergipano, entre Carira e Glória, por exemplo, elas podem cair ainda mais, beirando os 15ºC. Aquelas cidades mais elevadas, como Riachão do Dantas, poderão ter mínimas de 12 graus em determinados momentos dos meses de julho e agosto. Além disso, as chuvas deverão se manter frequentes e elevadas”, aponta Overland.

|Foto: Laís de Melo