28/06/2022 as 09:03

EDUCAÇÃO

Para o magistério, ano eleitoral é alternativa para sair da crise

“Vivemos em um cenário de cortes na educação”, afirma presidente do Sintese

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para o magistério, ano eleitoral é alternativa para sair da crise

A educação no Brasil tem sofrido consideravelmente nos últimos anos. Sobretudo por conta da pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização do ensino de maneira presencial, acarretando em uma série de problemas aos alunos desde o ensino básico aos universitários. No entanto, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a falta de políticas públicas também tem afetado o desenvolvimento do ensino.

Conforme aponta o presidente do Sintese em Sergipe, professor Roberto Silva, apesar das dificuldades os profissionais enxergam o ano eleitoral, com votações para mudanças na presidência do país e nos governos estaduais, a “esperança” de que o cenário poderá melhorar a partir dos próximos anos. “Vivemos em um cenário de cortes de investimentos na educação, que tem um reflexo muito profundo nas políticas nacionais, o que é muito ruim para o futuro do país”, avalia o professor Roberto.

Recentemente, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso sob suspeita de envolvimento com um esquema de corrupção, um fato que deixou ainda mais estremecido o Ministério da Educação (MEC), segundo aponta o presidente do Sintese. Diante das circunstâncias, para o professor Roberto, não resta outra alternativa para os professores no Brasil, a não ser esperar por mudanças no cenário político atual do país. “Estamos na expectativa de que possamos ter mudanças positivas no governo atual. A eleição desse ano é a nossa esperança”, reitera o presidente.

A reportagem do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para saber se a pasta gostaria de se posicionar sobre as questões citadas nesta matéria. No entanto, a assessoria informou que o órgão só se manifesta sobre as pautas específicas da Educação do Estado de Sergipe.