14/10/2022 as 13:29
ENSINO SUPERIORInstituição possui 58 programas de pós-graduação
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas para Processos Seletivos Strictu Sensu, ofertando vagas em diversas áreas para o mestrado e o doutorado. Pelo SIGAA é possível visualizar as informações de cada processo, como o curso a que se refere, o período de inscrição, arquivos associados, como editais e manuais, instruções e o formulário de inscrição para os candidatos.
Conforme o coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Rafael Santos, a pós-graduação da universidade oferece as vagas via seleção. “Tanto para o mestrado quanto para o doutorado há o processo seletivo. O discente tem um número de créditos a cursar e, no final, tem a apresentação da dissertação, no caso do mestrado, e da tese, no caso do doutorado. A pós-graduação abrange todas as áreas do conhecimento, possibilitando que egressos tanto da UFS quanto de outras instituições, da graduação, possam participar dos programas de mestrado. Egressos de programas de mestrado da UFS ou de outras instituições podem participar dos programas de doutorado. Então nós temos um público bem amplo que pode participar da nossa pós-graduação”, destaca Gladston.
O coordenador informa que o ingresso é baseado em editais. “São lançados os editais pelos programas em agosto, setembro, nesse segundo semestre, normalmente de setembro a novembro, para a entrada no primeiro semestre de 2023. Os editais são lançados, cada edital descreve como é o processo seletivo em relação à documentação, em relação às etapas. O candidato se inscreve, passa pelas etapas, tem sua aprovação e efetivamente no primeiro semestre do ano seguinte realiza a sua matrícula na instituição”, explica.
Editais
Gladston comenta que os editais de processo seletivo são lançados em dois formatos, um voltado à comunidade, denominado edital de ampla concorrência, no qual todos que atendam aos critérios podem se inscrever, e outro, sem distinção nenhuma, institucional. “No edital da comunidade temos a aplicação das ações afirmativas como obrigatório. Então todo programa aplica as cotas destinadas às ações afirmativas no edital aberto à comunidade”, complementa.
“Sobre o edital institucional, é voltado exclusivamente para servidores da UFS, do Instituto FederaI de Sergipe, da Fapitec e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. No caso do IFS, Fapitec e Ebserh, é devido a um convênio que foi firmado entre a universidade e esses órgãos, que permite que servidores dessas instituições se inscrevam dentro do edital institucional, o que não impede que, caso o servidor queira, se inscreva no edital de comunidade. O processo seletivo nesse edital institucional é o mesmo, independe se é para servidor ou se é para ampla concorrência. As etapas que são cumpridas são as mesmas. A única questão é que o edital é separado pra isso”, pontua o coordenador.
De acordo com ele, a universidade hoje possui 58 programas de pós-graduação, destes 45 são mestrados, 20 são doutorados. “A maioria deles tem doutorado e também tem o mestrado, desses doutorados três são em rede, tendo ainda dez mestrados profissionais, sendo seis em rede, então o número de pós-graduações hoje na universidade é muito grande”, afirma.
Fonte: UFS