15/03/2023 as 09:09

NA ORLA

Artesãos cobram reabertura do Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Local foi reformado pelo Governo e entregue à PMA para reinauguração

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Artesãos cobram reabertura do Centro de Arte e Cultura J. Inácio

O Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na Orla da Atalaia, em Aracaju, foi reformado pelo Governo do Estado de Sergipe e entregue à Prefeitura de Aracaju no final de 2021 para reabertura. No entanto, o espaço segue fechado e a classe artística está tendo que comercializar os trabalhos em frente ao prédio, sem a estrutura devida.

Diante da insatisfação, artesãs e artesãos iniciaram o Movimento Unidos pelo Espaço J. Inácio, em janeiro, para cobrar da prefeitura do município a reinauguração do espaço. De acordo com a artesã Gustinha Accioly, a reabertura do local estava prevista para junho de 2022, no mesmo dia da abertura do Arraiá do Povo, que acontece na Praça de Eventos da Orla. “Vários artesãos se programaram, produziram, fizeram gastos, investiram em mobiliário e a abertura do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, que estava prevista, foi cancelada porque o prefeito não tinha agenda para inaugurar”, revela a artesã em um depoimento divulgado numa matéria da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE).

O movimento vem realizando algumas manifestações no local, sempre aos sábados e, após um protesto realizado no dia 26 de janeiro, chegaram a ser recebidos pela direção da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que se comprometeram em disponibilizar um toldo e iluminação na porta da galeria até a solução definitiva do problema. No entanto, nada foi feito até o momento. A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Comunicação da Prefeitura de Aracaju para saber o que está impedindo a reinauguração do espaço mesmo após a obra de reforma finalizada. No entanto, não obteve resposta até o horário de fechamento desta matéria.

O JC reforça que o espaço permanece aberto caso a gestão queira se manifestar sobre o assunto.