16/03/2023 as 12:20
IMPOSTO RENDANeste ano, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta- -feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Após a mudança de prazo que vigora a partir deste ano, o número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues bateu recorde no primeiro dia. Até as 17h desta quarta-feira (15) foram enviadas 1.050.023 declarações, o que equivale a quase dez vezes as 130.099 entregues no primeiro dia de envio em 2022. Neste ano, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta- -feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio.
A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. Antigamente, o prazo de entrega da declaração começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril. Com o início mais tardio a partir deste ano, mais contribuintes ganharam tempo para entregar a declaração no primeiro dia. Outro fator que impulsionou o recorde foi a antecipação do download do programa gerador da declaração. Inicialmente previsto para ser liberado nesta quarta-feira (15), o programa teve a liberação antecipada para quinta-feira passada (9).
Prazo para declarar imposto de renda começou
Está dada a largada para o início do período de envio das declarações do Imposto de Renda 2023 à Receita Federal. O contribuinte vai poder enviar a declaração deste ano de 15 de março a 31 de maio. E para quem ainda não sabe como proceder nessa situação podem procurar o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (NAF-Unit) para tirar dúvidas.
A coordenadora do NAF da Unit, Flávia Karla Gonçalves, explica que o Núcleo oferece diversos serviços voltados ao microempreendedor individual, pessoa física. “O intuito do NAF é fazer a disseminação de educação fiscal. O NAF orienta os contribuintes que irão fazer a declaração do imposto de renda, realizando o procedimento de regularização da declaração para contribuintes de baixa renda”, comenta. Outro ponto importante destacado pela coordenadora é que o contribuinte precisa estar atento e regularmente conferir se está incluído na lista de declarantes do IR. “Orientamos para que eles sempre estarem consultando a lista para ver se eles vão entrar na obrigatoriedade de entregar ou não. E mesmo que não entre na obrigatoriedade, conferir se foi retido em algum ano algum valor do imposto de renda, esse valor pode ser restituído para ele”, alerta. Para a coordenadora, os serviços ofertados pelo NAF são mais uma ferramenta positiva para a sociedade sergipana. “As pessoas que nos procuram só tem a ganhar como um ponto de apoio para tirar dúvidas sobre o imposto de renda, orientação sobre que deve declarar ou se não, pagamentos e restituição dos valores”, afirma.
Durante os meses de março, abril e maio o NAF irá realizar uma força tarefa para alcançar mais pessoas. “O intuito é levar informação e os nossos serviços para que mais pessoas possam ter acesso, tirem suas dúvidas e fazerem suas declarações para ficar em dias com leão. Estamos planejando a melhor maneira de levar o Projeto Imposto de Renda Solidário para que as pessoas possam ser atendidas gratuitamente e também ajudar a população carente. As pessoas atendidas irão contribuir com um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal. A previsão é que o atendimento seja realizado em diversos pontos de Aracaju e posteriormente em Itabaiana, Propriá e Estância”, conclui. Os atendimentos do NAF estão sendo realizados em três locais diferentes: no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) da Rua do Turista, no CEAC da Rodoviária Nova, das 7h às 11h. E no NAF Unit na rua Lagarto, nº 253, centro, das 8h às 12h.