24/07/2024 as 13:56

EM SERGIPE

Lei torna Lagarto como Capital Nacional da Vaquejada

Sancionada lei que dá a Lagarto o título de Capital Nacional da Vaquejada, em Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lei torna Lagarto como Capital Nacional da Vaquejada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que concede o título de Capital Nacional da Vaquejada ao município de Lagarto, localizado em Sergipe (Lei 14.930/2024). Durante a discussão no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE) observou que a vaquejada é um esporte tipicamente nordestino, atualmente realizado com cuidados específicos para não haver maus-tratos aos animais envolvidos. A proposta que deu origem à lei foi apresentada em 2019 pelo ex-deputado federal Fábio Reis (PSD-SE).

Lagarto fica a 75km de Aracaju e concentra, desde 1963, um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil, realizado tradicionamente no final do mês de agosto no Parque das Palmeiras e no Parque de Vaquejada Zezé Rocha. A atração recebe vaqueiros e turistas de todo o país.

A lei sancionada teve origem de uma proposta apresentada em 2019 pelo ex-deputado federal Fábio Reis, do PSD sergipano. Natural de Lagarto, ele ressaltou que o município se tornou a maior referência nacional da Vaquejada no país. Em 2016, foi sancionda a lei que elevou o rodeio e a vaquejada à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. Sob a supervisão de Pedro Pincer, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.

 

Senado Federal