06/08/2024 as 15:23

EDUCAÇÃO

Sintese mantém paralisação apesar da decisão judicial

Sindicato afirma que paralisação continuará com os dias previstos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sintese mantém paralisação apesar da decisão judicialMaria Odília

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) determinou a suspensão de mais uma paralisação anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) para os dias 7 e 8 de agosto. Apesar da decisão judicial, o Sintese decidiu manter a paralisação.

Segundo o presidente do Sintese, Roberto Silva, o sindicato não foi notificado oficialmente da decisão. "A paralisação dos dias 7 e 8 de agosto vai continuar conforme planejado", afirmou o presidente.

Na decisão, o TJSE enfatiza a importância da garantia do direito básico à educação, previsto na Constituição Federal, e destacou que a paralisação não atende aos requisitos legais para greves no setor público. O tribunal ainda afirmou que o ato grevista não encontra base no ordenamento jurídico constitucional, impondo ao sindicato uma multa diária de R$ 60 mil em caso de descumprimento.

Já o Sindicato, afirma que a ação é para brigar pela valorização dos professores e a melhora na educação de Sergipe, além mostrar ao Estado que é necessário cumprir a pauta de reivindicação das professoras e professores.