08/08/2024 as 08:31
DESASTREPor meio da rede de telefonia celular, são enviados alertas sonoros que interrompem qualquer atividade na tela, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
No último dia 7, foi lançado o Defesa Civil Alerta, um sistema inovador desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom). Por meio da rede de telefonia celular, são enviados alertas sonoros que interrompem qualquer atividade na tela, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
Sem a necessidade de cadastro, pessoas em áreas de risco receberão as mensagens automaticamente, garantindo uma resposta mais rápida em situações de emergência em casos severos ou extremos. Sergipe está participando ativamente desta iniciativa que promete aprimorar as ferramentas do setor de telecomunicações, auxiliando as ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) na prevenção e mitigação dos impactos de emergências em casos de desastres, como enchentes, ciclones, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. “A nossa união a esse projeto demonstra o compromisso do Governo do Estado em proteger e servir à população, contribuindo para um futuro mais seguro para todos os brasileiros”, destacou o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz.
Recentemente, a Defesa Civil de Sergipe se uniu a equipes de outros estados para um treinamento intensivo de como utilizar essa nova tecnologia conhecida como Cell Broadcast. A capacitação ocorreu no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília (DF), e estendeu-se para 11 municípios do país, como parte do lançamento da ferramenta: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
O ciclo completo do curso foi concluído em 18 de julho e teve a duração de 18 dias consecutivos. “Esse treinamento que fizemos foi importante para capacitar nossas equipes no uso dessa tecnologia que pode salvar vidas, permitindo que atuemos de forma mais eficiente e coordenada durante situações de desastres em casos extremos. Com o Cell Broadcast, poderemos alertar a população de forma mais rápida e precisa, minimizando os riscos e protegendo principalmente as pessoas que residem em áreas de risco”, afirmou a gerente de Planejamento e Prevenção de Riscos da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, major Flávia Emanuela Cruz.
Sobre o Cell Broadcast
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a evolução tecnológica nas mensagens de emergência de desastres. Atualmente, os alertas enviados por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular. Com o Cell Broadcast, os usuários receberão mensagens de texto em formato pop-up, sobrepondo o conteúdo acessado no celular. A depender do tipo de emergência, a mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo no modo silencioso, aumentando a eficácia dos alertas em situações de risco.