14/01/2025 as 13:22
NOVOS VEÍCULOSDentro do ônibus, os passageiros ainda têm à disposição tomadas USB em todos os assentos
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O primeiro ôninus elétrico de Aracaju foi lançado nesta terça-feira, 14. A prefeita Emília Corrêa e o vice-prefeito Ricardo Marques se reuniram com a imprensa e a população na Praça Hilton Lopes, no centro da capital, para apresentar o veículo. Durante o evento, foi realizada uma viagem experimental, permitindo que os presentes conhecessem o ônibus.
Segundo a prefeita, Aracaju pretende priorizar o transporte público. “O transporte público tem sido uma das principais reclamações da população nos últimos anos, especialmente no que diz respeito a sua qualidade", disse.
"Durante o período de operação, esse ônibus circulará nas linhas de maior demanda e, assim, os passageiros poderão avaliar se a mudança atende às suas expectativas”, acrescentou Emília.
O ônibus escolhido para circular pelo município é o modelo elétrico Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. De acordo com a Prefeitura de Aracaju, o veículo possui zero emissão de gases de efeito estufa, baixo ruído e transporta até 76 passageiros com conforto e segurança. Além de contar com uma autonomia média de 300 quilômetros com uma única recarga, que pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos. Apresenta ainda com um conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas.
O superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Nelson Felipe, informou que o novo veículo atenderá linhas com maior fluxo de passageiros, a exemplo da 001 e 002. Ele explica que o veículo entrará em operação a partir do dia 20 de janeiro e permanecerá por um período de 30 dias na capital. “Este é o início de uma mudança significativa, e, caso o novo modelo seja aprovado, certamente traremos mais unidades para Aracaju, com o objetivo de alcançar a excelência no nosso sistema de transporte público
Usuária do transporte público, a auxiliar administrativa Gilvania Sales, contou que o novo ônibus pode ajudar bastante. “Isso vai trazer dignidade para a gente. Afinal, pagamos uma passagem cara e enfrentamos ônibus velhos", disse a usuária.
Dentro do ônibus, os passageiros ainda têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
Para a secretária de Meio Ambiente de Aracaju, Emilia Golzio, a chegada do ônibus elétrico representa uma inovação sustentável para Aracaju. “Uma ação que traz benefícios para o bem-estar da população e para o meio ambiente. Com esses novos ônibus, teremos uma redução de 115 toneladas de emissão de CO2, contribuindo para um ar mais limpo. Além disso, como não há sistema de combustão, não há necessidade de revisões frequentes no motor, e a frota não utiliza aditivos poluentes”, salientou.
Ativista do meio ambiente, o vereador Breno Garibalde também destacou a importância do veículo. “É um dia histórico, é o primeiro ônibus elétrico da cidade, a gente sabe que é um protótipo que vai ser o início de toda uma transformação. Por isso é muito importante esse pontapé inicial, principalmente diante das emergências climáticas. Então, o que a gente espera é ver essa evolução ao longo do tempo, com todos os ônibus elétricos”, evidencia Breno.