28/03/2025 as 18:36

APONTA LEVANTAMENTO

Três bairros estão em alerta para infestação do Aedes aegypti

Segundo a SES, os municípios de Salgado (4,9), Simão Dias (4,8) e Tomar do Geru (5,6) também apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Três bairros estão em alerta para infestação do Aedes aegypti

Os bairros Cidade Nova, Capucho e Dom Luciano, localizados em Aracaju, estão em alerta para infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conforme o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do mês de março, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, a capital sergipana está mantendo o índice de infestação dentro do risco médio. No entanto, após a pesquisa, a vigilância será maior nestes três bairros, que apresentam indicadores mais elevados.

Combate ao mosquito

Desde o início do ano, mais de 122 mil visitas domiciliares foram realizadas e cerca de 22 mil imóveis receberam aplicação de fumacê costal. As principais fontes de criadouros continuam sendo depósitos de água ao nível do solo, como tonéis e lavanderias, que somam 61,7% dos focos encontrados.

De janeiro a março, os casos confirmados de arboviroses caíram 72,97% em comparação ao mesmo período de 2024. “Manter os índices baixos exige vigilância constante e a colaboração da população. Pequenas atitudes, como tampar depósitos de água e descartar lixo corretamente, fazem toda a diferença para impedir a proliferação do mosquito”, destacou Jeferson Santana, gerente do programa municipal de combate ao Aedes aegypti.

Infestação em Sergipe

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), três municípios sergipanos estão com alto índice de infestação do mosquito. Os dados também foram divulgados através do LIRAa, que apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

As informações divulgadas pela SES mostram que os municípios de Salgado (4,9), Simão Dias (4,8) e Tomar do Geru (5,6) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti.

*Com informações da SMS