07/04/2025 as 16:58

PRONUNCIAMENTO

Governador manda afastar PMs após morte de jovem em ação policial

Jovem que foi baleado durante uma abordagem da PM nesse sábado, 5, não resistiu aos ferimentos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governador manda afastar PMs após morte de jovem em ação policial

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), determinou o afastamento imediatamente dos policiais militares envolvidos em uma abordagem que resultou na morte do jovem Wemisson Marcenas dos Santos Júnior, de 22 anos, no município de Japaratuba.

O jovem que foi baleado durante uma abordagem da PM nesse sábado, 5, não resistiu aos ferimentos. O corpo de Wemisson foi sepultado na manhã de domingo, 6. Após o ocorrido, moradores do município de Japaratuba bloquearam o trânsito no km-47 da BR-101, ainda no domingo, por cerca de cinco horas para protestar contra a morte do jovem.

Em pronunciamento nas redes sociais, Mitidieri lamentou o ocorrido e cobrou agilidade na apuração dos fatos. “Lamento o ocorrido em Japaratuba, quando, durante uma ação policial, o jovem Wemisson Marcenas Júnior veio a óbito. Solicitei imediatamente o afastamento dos policiais militares envolvidos e que seja feita a rápida apuração dos fatos. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse o governador.

O que diz a PM

Através de uma nota oficial, a Polícia Militar de Sergipe informou que, no dia do ocorrido, uma equipe do 9º Batalhão foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo de motocicleta em um posto de combustível no povoado São José, na zona rural de Japaratuba.

Durante as diligências, os policiais se depararam com um motociclista nas imediações do Banho do Prata. Conforme a PM, o condutor não teria obedecido à ordem de parada e avançado contra os agentes, colocando em risco a integridade da equipe. Ainda segundo a nota, o jovem estaria armado e teria assumido posição de disparo, levando um dos policiais a reagir em legítima defesa.

Wemisson foi socorrido pela própria guarnição e levado ao Hospital Municipal de Japaratuba, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar informou que os policiais envolvidos foram afastados das atividades operacionais até a conclusão das investigações. A Corregedoria Institucional foi acionada e será responsável por apurar as circunstâncias do caso.

A corporação reiterou seu compromisso “com a legalidade, a transparência e o respeito aos direitos humanos, e afirmou que eventuais irregularidades serão punidas com o rigor da lei”.