25/04/2025 as 13:33

TRÂNSITO

Obra do Complexo Viário promove novas alterações no trânsito de Aracaju

Mudanças ntram em vigor a partir deste sábado, 26

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Obra do Complexo Viário promove novas alterações no trânsito de AracajuMarcos Rodrigues

Com o avanço da obra do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Nascimento Alves, o trânsito na avenida Beira Mar sofrerá alterações a partir do próximo sábado, 26, especialmente nas proximidades da ponte Juscelino Kubitschek. As mudanças foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 25, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em parceria com a Prefeitura de Aracaju. 

Nesta próxima etapa serão realizados serviços de fabricação das camisas metálicas - grande tubos metálicos - para fundação no canteiro de obras; produção das vigas pré-moldadas ao longo da avenida Beira Mar, entre a Ponte Juscelino Kubitschek e o futuro viaduto; a execução das estacas do viaduto na avenida Beira Mar e da ponte na margem da Coroa do Meio. São intervenções que exigem organização e planejamento, especialmente no que diz respeito ao tráfego de veículos.

A partir do dia 26, será bloqueado o retorno em frente ao Parque dos Cajueiros (sentido Centro–Praia). Já no dia 3 de maio, a avenida Beira Mar será totalmente interditada no sentido Praia–Centro no trecho entre o Parque e o condomínio Mansão Ville de Paris. Durante esse período, os condutores deverão realizar um desvio à esquerda no retorno do Parque para acessar a outra pista da via, que funcionará temporariamente em sistema binário (mão dupla). Aqueles que desejarem seguir para o Centro, poderão retornar à pista original por meio de novo acesso em frente ao condomínio.

Para quem segue em direção à avenida Tancredo Neves, a SMTT abrirá uma nova ligação à direita, nas proximidades da baia de acesso à via. A programação inclui, ainda, a instalação da sinalização, complementação do asfalto, implantação do desvio e remanejamento dos tapumes até o dia 15 de maio.

O complexo viário

O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Nascimento Alves recebe investimentos iniciais da ordem de R$ 318.268.670,35, contemplando a construção de duas obras de artes especiais (OAEs): um viaduto com extensão aproximada de 180 metros, na interseção da avenida Tancredo Neves com a avenida Beira Mar; uma ponte estaiada de 360 metros, interligando a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio e, ainda, 2,34 km de ciclovias ao longo das avenidas Tancredo Neves, Projetada, Beira Mar e Delmiro Gouveia, contribuindo significativamente para a melhoria da mobilidade na capital.

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, reforçou a importância da intervenção e explicou que os impactos no trânsito são inevitáveis em projetos de grande porte, mas que os benefícios a longo prazo superam os transtornos momentâneos. “Sabemos que toda obra gera desconforto, mas os transtornos são temporários e os benefícios serão permanentes. Estamos iniciando uma nova fase que exige o deslocamento dos tapumes e a perfuração das estruturas de fundação do viaduto, o que, naturalmente, impacta o tráfego local. No entanto, essa intervenção é fundamental para o avanço da obra, que transformará a mobilidade nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, além de preparar o caminho para o futuro Complexo da Nova Ponte Aracaju-Barra. Trabalhamos em conjunto com a SMTT e a Prefeitura para mitigar ao máximo os impactos e garantir a segurança de todos. É uma obra pensada para melhorar a vida dos sergipanos. Podemos enfrentar um período de adaptação, mas os benefícios durarão por gerações”, afirma.  

Representante da Constran Internacional Construções, Francisco Brandolis Lima explicou os motivos técnicos para as intervenções no trânsito e detalhou o andamento das frentes de trabalho. “A interdição do trânsito no dia 3 de maio é necessária para darmos início à fundação do viaduto, que será executada diretamente na pista do sentido Centro. Para isso, precisamos garantir total segurança no trecho. Paralelamente, também estamos produzindo as camisas metálicas, que são moldes utilizados na fundação da ponte estaiada, e iniciaremos a fundação da ponte na margem da Coroa do Meio, área que não interfere na circulação de veículos. Além disso, seguimos com a produção das vigas pré-moldadas, que serão instaladas no futuro viaduto da Beira Mar. Essas etapas são decisivas para o andamento do projeto dentro do cronograma previsto”, explica. 

Para Luiz Roberto, a integração entre Estado e Município tem sido essencial para garantir que cada fase da obra avance de forma segura e coordenada, sempre priorizando o menor impacto possível no cotidiano dos cidadãos. “É preciso que os condutores fiquem atentos às orientações da SMTT, planejando seus trajetos com antecedência, redobrando a atenção à sinalização, e evitem transitar pela área em obras”, alerta.