13/09/2024 as 14:42

TEATRO TOBIAS BARRETO

Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta peças em concerto

Próximos concertos serão entre os dias 23 a 27 de setembro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta peças em concertoThiago Santos

Em continuidade à série Cajueiros, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) subiu ao palco do Teatro Tobias Barreto na quinta-feira, 12 de setembro, com o concerto ‘Romantismo e Natureza: Beethoven e Brahms’. A apresentação destacou a natureza como temática central e, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, foram apresentadas duas grandes obras do repertório clássico: a Sinfonia nº 6 ‘Pastoral’ de Ludwig van Beethoven e uma versão inédita do Trio nº 2 op. 40 de Johannes Brahms, transcrita para trompa, violino e orquestra de cordas.

A apresentação foi marcada pela imersão nos sons e nas emoções evocadas pela natureza, tema central da ‘Pastoral’ de Beethoven. Composta entre 1806 e 1808, a sinfonia retrata paisagens sonoras e impressões campestres em cinco movimentos. Conhecida por sua delicadeza, a obra foi conduzida pelo maestro Mannis, passando pelo ‘Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo’ e culminando no ‘Hino de ação de graças dos pastores após a tempestade’. A primeira parte do concerto trouxe ao palco uma transcrição inédita do Trio nº 2 de Brahms, uma homenagem do compositor à sua mãe. O arranjo, assinado pelo próprio maestro Mannis, destacou os solos do trompista Denisson Santos e do violinista Bruno Mozart.

 

Próximos ações
Em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), a Orsse vai realizar, entre os dias 23 e 27 de setembro, o I Festival de Música de Câmara de Sergipe. Serão oferecidos concertos, palestras e masterclasses, realizados no Conservatório de Música por chefes de naipe dos mais variados instrumentos da Orsse, e também pelo maestro Guilherme Mannis.

Os concertos serão realizados entre quarta e sexta-feira, dias 25 a 27, na Sala Villa-Lobos do CMSE, às 19h, com entrada franca e acesso livre, repletos de grandes obras camerísticas. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Funcap e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).