17/04/2025 as 11:30
RELIGIÃOCelebrada desde o século XVIII, a procissão traz à tona a religiosidade e a cultura local, sendo uma das maiores atrações da Semana Santa em Sergipe.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A cidade de São Cristóvão será, nesta quinta-feira, 17 de abril, o cenário de uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas de Sergipe: a Procissão do Fogaréu. Celebrada desde o século XVIII, a procissão traz à tona a religiosidade e a cultura local, sendo uma das maiores atrações da Semana Santa em Sergipe.
O evento é realizado pelo grupo G12, formado por moradores do município, e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, que garantirá a infraestrutura necessária para a celebração. A programação começa às 17h, com a Missa de Lava-Pés, no Santuário Nossa Senhora da Vitória (Igreja Matriz), seguida, às 20h, na Praça São Francisco, onde cerca de 80 atores participarão da encenação que retrata os atos da Paixão de Cristo, como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia e a condenação de Cristo. Logo em seguida, as ruas do Centro Histórico serão tomadas pela Procissão, que contará com mais de 200 homens carregando tochas, iluminando o percurso e mantendo viva a tradição centenária. Todas as luzes do Centro Histórico serão apagadas neste momento de fé, cultura e religiosidade que encanta tanto os moradores locais quanto os turistas.
Este ano, a Prefeitura de São Cristóvão investirá cerca de R$ 120 mil para garantir toda a estrutura necessária para a realização do evento. Paola Santana, presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), destacou a importância da Procissão do Fogaréu no calendário turístico e cultural do município. Para ela, a procissão não é apenas um evento religioso, mas também um motor para a economia local. “Além de ser uma expressão da nossa fé, a Procissão do Fogaréu movimenta o turismo religioso e atrai visitantes de várias partes de Sergipe e do Brasil. Isso gera uma significativa renda para o comércio local, fortalecendo a nossa economia. Por isso, a Prefeitura se compromete em garantir todo o apoio necessário para manter viva essa tradição”, afirmou Paola.