24/07/2025 as 22:39

DIRETAS JÁ!

Livro resgata legado de Walter Franco na redemocratização do Brasil



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Livro resgata legado de Walter Franco na redemocratização do Brasil

Hoje, 24, no Restaurante La Távola, em Aracaju, o LIDE Sergipe, grupo de líderes empresariais, lançou o livro “O Homem das Diretas”, narrativa que resgata a trajetória política, intelectual e humana do empresário e líder político Walter Franco, um dos nomes mais influentes da redemocratização brasileira. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, intelectuais e convidados.
Escrita pelo doutor em Sociologia Igor Salmeron, a obra reconstrói a vida de Walter Franco — ex-deputado estadual, empresário e presidente do Grupo Atalaia de Comunicação — com base em dois anos e meio de pesquisa em acervos públicos, arquivos familiares e jornais da década de 1980. A iniciativa foi proposta por Carlos Eduardo Marques, diretor de Novos Negócios da TV Atalaia, e conta com a publicação da Editora Colosso.
Conhecido como “Senhor Diretas” em Sergipe, Walter teve papel decisivo na organização do comício pró-Diretas no estado e se tornou símbolo da luta pela abertura política no país. Sua firme defesa da cidadania, da justiça social e da liberdade marcou não apenas sua atuação parlamentar, mas também sua liderança empresarial, à frente de um dos principais sistemas de comunicação do Nordeste.
A biografia apresenta um panorama abrangente e documentado do personagem público e do homem por trás do político, reunindo fotos inéditas e depoimentos de familiares, amigos, colegas de trabalho e lideranças que conviveram com ele. Mais do que reconstituir fatos, a narrativa oferece um testemunho sobre o valor da democracia em um período-chave da história nacional.
Exclusivo para convidados, o lançamento teve toda a renda doada ao projeto social Almir do Picolé. Parte dos livros foi destinada, por Walter Franco, a bibliotecas universitárias, com o objetivo de incentivar estudantes e pesquisadores a conhecerem e se inspirarem com esse capítulo essencial da história democrática brasileira.