10/10/2024 as 11:06

JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Sergipe estreia nos JUBs com medalhas de ouro

Mais de 200 atletas estão em competições representando o estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe estreia nos JUBs com medalhas de ouroAscom Seel

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) reuniu 213 atletas sergipanos de cinco universidades diferentes, acompanhados por 25 técnicos. Ao todo, os atletas de Sergipe estão inscritos em 24 modalidades.

Este ano marca a primeira participação de algumas universidades de Sergipe no evento, como Estácio, Pio Décimo e a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Além delas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) seguem marcando presença.

Competições

No primeiro dia de competições, Sergipe começou com o paratletismo, onde a atleta Ana Jenifer conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso; e a paranatação, com os atletas Lucas Prado e Ewellin Caitano levando o ouro nos 50m nado costas. As medalhas trazem orgulho para o Time e reforçam a tradição do estado em competições de alto nível.

Entre os atletas que competem pela primeira vez está Wendel Dourado, estudante de Educação Física na Pio Décimo. O atleta do tênis de mesa falou que tem orgulho da sua ida a Brasília. "É uma honra enorme estar aqui. Sempre quis representar Sergipe, e poder competir ao lado de tantos atletas talentosos me dá ainda mais motivação para dar o meu melhor", completou.

 

Já Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), destacou a importância e o impacto dos Jogos Universitários Brasileiros 2024, tanto para o desporto universitário quanto para o desenvolvimento social e educacional dos estudantes-atletas. Segundo ele, o evento em Brasília reforça o papel da CBDU na inclusão e na promoção do esporte entre os jovens universitários de todo o Brasil.

"Os JUBs são mais do que apenas uma competição esportiva. Este é um espaço de integração, desenvolvimento e troca de experiências entre estudantes de todo o país, estamos falando de mais de 7 mil participantes. E um dos nossos grandes orgulhos é o foco na inclusão. Temos atletas de alto rendimento, mas também competidores paralímpicos, mostrando que o desporto universitário é para todos", afirmou.

O evento segue até o dia 19 de outubro, com grandes expectativas para os atletas sergipanos em diversas outras modalidades.

Com informações do Governo de Sergipe