09/07/2024 as 10:12

SAÚDE

Dia do Oncologista: prevenção é fundamental, reforça especialista

De acordo com o médico Oncologista da Oncologia D’Or, do Hospital São Lucas, Dr. Gabriel Passos, no Brasil e no mundo, o câncer de pulmão se destaca como o câncer mais letal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça-feira, dia 9 de julho é celebrado o Dia do Oncologista para celebrar a data reforçamos que a prevenção é sempre a melhor forma de evitar a doença. De acordo com o médico Oncologista da Oncologia D’Or, do Hospital São Lucas, Dr. Gabriel Passos, no Brasil e no mundo, o câncer de pulmão se destaca como o câncer mais letal. “Seguido do câncer de pulmão, o câncer colorretal aparece com o segundo maior número de mortes no mundo, com cerca de 900 mil mortes em 2022. O câncer de fígado aparece em terceiro lugar, com cerca de 760 mil mortes, estando relacionado principalmente às hepatites virais B e C e à cirrose por álcool. O câncer de mama está em quarto lugar com cerca de 660 mil mortes no mundo em 2022. No Brasil chamamos atenção também para o câncer de colo uterino que, apesar dos programas de vacinação contra o HPV, ainda aparece entre as cinco principais causas de morte por câncer, com pior letalidade em regiões de baixo IDH e difícil acesso aos sistemas de saúde”, comentou o médico.

Ainda de acordo com Dr. Gabriel Passos existem quatro pilares principais para o tratamento do câncer. São eles: suporte clínico, a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia. “O suporte clínico é o cuidado geral do paciente, o controle de sintomas, a visão global, tanto em relação aos sintomas físicos, quanto à saúde mental. É o ponto central de um cuidado humanizado, que o paciente receberá ao longo de toda a sua jornada. Atualmente, além dos quimioterápicos citotóxicos convencionais, temos novas tecnologias, como a imunoterapia, os inibidores de tirosina quinase, as terapias-alvo, os anticorpos droga-conjugados. Cada tipo de câncer, após avaliação de biópsia, imunohistoquímica e painéis genéticos e moleculares, tem o seu tratamento ideal definido, baseado nos resultados desses testes”, explicou o oncologista.

PREVENÇÃO
Existem diversas formas de prevenção do câncer. Elas incluem medidas de estilo de vida e estratégias organizadas de rastreamento e diagnóstico precoce. “Em primeiro lugar, devemos manter um estilo de vida saudável, evitando o cigarro e as bebidas alcoólicas. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, estando relacionada ao desenvolvimento de diversas neoplasias, como pulmão, tumores de cabeça e pescoço, bexiga. Devemos manter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, limitar o consumo de carne vermelha e de alimentos superprocessados. Manter uma rotina de atividade física regular, evitar o sobrepeso e a obesidade e reduzir a exposição solar também são medidas muito importantes para reduzir o risco de câncer”, finaliza Dr. Gabriel Passos.