22/07/2024 as 10:46
ENTREVISTANossa entrevista da semana traz um assunto importante para a saúde: o bom funcionamento do intestino.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
MARLON BATISTA
Nossa entrevista da semana traz um assunto importante para a saúde: o bom funcionamento do intestino. Para falar um pouco sobre o assunto, convidamos o médico, Dr. Marlon Batista que além de trabalhar com emagrecimento, oferece tratamentos de hipertrofia, modulação hormonal e intestinal para seus pacientes. Manter o intestino saudável pode ser uma peça fundamental para quem busca perder peso. Isso porque é ele o responsável por diversas funções no nosso organismo, incluindo a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos e toxinas. Confira os principais trechos da entrevista. Boa leitura!
JC SOCIAL - Como saber se a saúde do intestino está bem?
MARLON BATISTA - Numa consulta clínica já diagnosticamos um intestino "doente". Sintomas como gases, constipação (intestino "preso), episódios diarreicos, barriga inchada, já falam muito a favor de um mau funcionamento. E o que leva a isso? Hábitos de vida ruim, em especial alimentares. Dieta rica em alimentos inflamatórios: pães, massas, tapioca, refrigerantes, bolos, derivados de leite excesso de álcool. Tudo isso é um combo perfeito para um intestino não funcionar bem.
JC SOCIAL - O que o intestino tem a ver com emagrecimento?
MARLON BATISTA - Tudo a ver . No intestino é produzido 90 % da serotonina. Sabia que o termo "enfezado" vem de cheio de fezes? Pois é um paciente com uma produção de serotonina, hormônio que nos dá prazer, diminuída por um intestino doente vai procurar prazer onde? Em alimentos açucarados que engordam. Outra coisa, no intestino é produzido um hormônio chamado GLP1, liberado na corrente sanguínea quando começamos a comer para nos dar saciedade. Se o intestino não estiver saudável essa produção não é feita de forma eficaz e acabamos comendo mais. Na medicina chamamos de “änalogo" alguma substância parecida, com mesma função de outra. Então as canetinhas ozempic, victoza, saxenda são análogos do GLP1, ou seja , imitam essa substância produzida no intestino e que tem um efeito potente no emagrecimento. Então foi do intestino que surgiu uma substância que revolucionou o tratamento de obesidade no brasil, visto que o ozempic, por exemplo entrega uma perda de peso de 16%.
JC SOCIAL – Muitas pessoas tem dificuldade em perder peso, o que pode estar dificultando esse processo de emagrecimento?
MARLON BATISTA - Inúmeros fatores, mas um deles, sem dúvida, é o intestino. Intestino é a chave para o emagrecimento. Esse tema é tão importante , tão presente no consultório e tão negligenciado pela maioria dos profissionais que montei um curso para pacientes sobre o tema para tentar esclarecer e ajudar quem sofre desse problema. Claro que ingesta excessiva de massa, açúcares , bolos, álcool, sedentarismo, sono não reparador, também são fatores importantíssimos para dificultar o emagrecimento .
JC SOCIAL – Como desintoxicar o intestino para emagrecer?
MARLON BATISTA - Um intestino inflamado tem péssima capacidade de absorver os nutrientes que precisamos . Todo paciente obeso e inflamado, por exemplo tem a síndrome do intestino vazado que é um critério ruim de entrada e saída de substâncias em nosso corpo. Por essa explicação entendemos porque a terapia de injetáveis tem tanto efeito positivo nesses pacientes. Eles precisam desinflamar e a via oral não é a melhor opção, visto que não absorvem bem as substâncias e farão o que chamamos de "cocô caro" Que tal fugir desse intestino doente e fornecer as substâncias que esse paciente precisa diretamente na corrente sanguínea? Perfeito. Esse é o grande segredo da grande ação dos injetáveis em pacientes que precisam desintoxicar o intestino, além da eliminação dos fatores que o inflamam, claro.
JC SOCIAL – Emagrecer sem comprometer a saúde é essencial. Quais os tratamentos mais adequados para cuidar da saúde intestinal?
MARLON BATISTA - Emagrecer o paciente é uma arte. Obesidade é uma doença multifatorial e precisa de uma ação conjunta para ser efetiva. Dessa forma fica claro que para emagrecer é necessário um profissional. O tratamento deve individualizado que envolva terapia injetáveis, implantes metabólicos e/ ou hormonais, diminuição de estresse, melhorando da saúde intestinal, qualidade de sono ,mudanças de estilo de vida. Um conjunto de coisas pensadas de forma individual para cada paciente que precisa de ajuda para tratar essa nova pandemia do século: a obesidade.