29/07/2024 as 09:58
ENTREVISTAO que o universo estaria pensando quando decidiu alinhar as estrelas de duas mulheres de sucesso, Gabriela Almeida e Laura Figueiredo, e fazer com que tivessem o propósito de montar um negócio, cujo objetivo principal é ajudar mulheres empreendedoras
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O que o universo estaria pensando quando decidiu alinhar as estrelas de duas mulheres de sucesso, Gabriela Almeida e Laura Figueiredo, e fazer com que tivessem o propósito de montar um negócio, cujo objetivo principal é ajudar mulheres empreendedoras a alcançarem o sucesso, assim como elas conseguiram? Certamente o universo deseja ver multiplicado, em larga escala, Gabrielas e Lauras por todo o país, ou seja, mulheres com independência financeira e emocional, sendo gestoras de uma carreira sempre em ascensão. Foi por isso que elas decidiram montar a 2Up, Agência Aceleradora para Negócios Liderados por Mulheres. E foi sobre essa novidade que a gente conversou com elas, e o resultado dessa conversa você fica sabendo agora.
JC SOCIAL – O QUE AS MOTIVOU, DE FATO, A MONTAR A 2UP?
GABRIELA ALMEIDA E LAURA FIGUEIREDO – A gente tem uma trajetória de vida empresarial, de certa forma, parecida, claro que cada uma dentro do seu segmento de atuação. Não foi fácil chegar no ponto onde estamos, mas seria injusto dizer que a jornada não proporcionou diversos ganhos, a exemplo do aprendizado em saber como devemos agir para que as coisas deem certo. A gente observa os números sobre empreendedorismo feminino no país, e apesar de terem melhorado consideravelmente, ainda são baixos, quando levamos em conta o potencial da mulher como gestora e a quantidade de empresas abertas por esse público, mas que não consegue, por fatores inclusive históricos, decolar como a de um homem. Analisando todas essas vertentes decidimos montar a 2Up, para que possamos ajudar no desenvolvimento e expansão de negócios de mulheres empreendedoras no país. A 2Up trabalha baseada em método, técnica, estratégias e virtudes, com foco no sucesso das nossas mentoradas.
JC SOCIAL VAMOS CONHECER UM POUCO VOCÊS DUAS? COMENÇANDO POR LAURA FIGUEIREDO?
LAURA FIGUEIREDO – Sou uma sergipana que atua há 23 anos na área de Direito Tributário. Possuo quatro pós-graduações e um MBA, diversos cursos sobre empreendedorismo e negócios, e em 2016 fui agraciada com o Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, em reconhecimento às boas práticas empresariais que desenvolvo. Sou sócia de dois escritórios de Advocacia, de uma empresa de Tecnologia na área de Direito Tributário, de um site de vendas de maquiagem e produtos de beleza, investidora no mercado nacional e internacional, coautora de três livros sobre empreendedorismo e agora, sócia-fundadora da 2Up, porque acredito que nós, mulheres, podemos ter muito sucesso quando unidas e bem-orientadas.
JC SOCIAL- E GABRIELA ALMEIDA?
GABRIELA ALMEIDA – Sou doutora em Biotecnologia Industrial, fiz diversas especializações, inclusive na área de desenvolvimento e gestão de empresas, sou presidente do Grupo GA Ambiental, um dos principais grupos de empresas para soluções ambientais inteligentes do Brasil, com atuação em mais seis estados, entre eles, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraná, e sem usar de falsa modéstia, sou considerada a maior referência de Sergipe em licenciamento ambiental, já tendo atuado em mais de cinco mil processos em todo o país.
JC SOCIAL – POR QUE ESCOLHER SEREM AS “FADAS MADRINHAS”, DIGAMOS ASSIM, DO EMPREENDEDORISMO FEMININO?
GABRIELA E LUANA – O Brasil, infelizmente, é um país onde as mulheres têm que, diariamente, lutar muito mais que os homens para sobreviver, e isso em todas as áreas, viu. Basta ver o resultado recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontou alta em todos os tipos de violência e agressão contra as mulheres. Muitas mulheres continuam em relacionamentos abusivos por dependência financeira. Então, se um empreendimento feminino tem potencial para crescer, faltando-lhe apenas direção, organização e estratégia, a 2Up está aqui para isso. Além disso, uma pesquisa do Sebrae mostrou que embora as estatísticas demonstrem que mulheres e homens abrem negócios na mesma proporção, e que as mulheres são, inclusive, mais escolarizadas que os homens, os negócios geridos por pessoas do sexo feminino faturam menos, têm lucros menores, são pouco diversificados, possuem baixa potencialidade de internacionalização e são menos inovadores. E se podemos ajudar na mudança desse cenário, por que não fazer?
JC – COMO SERÁ A ATUAÇÃO DA 2UP?
GABRIELA E LUANA – A 2Up, Agência Aceleradora para Negócios Liderados por Mulheres, atuará por meio de treinamentos, capacitações, imersões direcionadas e palestras, trabalho que será feito baseado em metodologia, técnica, estratégias e virtudes, com foco no sucesso dos empreendimentos. A 2Up prestará consultoria integrativa, estratégica empresarial e negocial, podendo, inclusive, selecionar projetos e negócios para serem fomentados, ou dos quais a 2Up seja sócia por um período, para ajudar a acelerar os resultados.
JC SOCIAL – JÁ TEM EVENTO PREVISTO?
GABRIELA E LUANA - Sim, já temos evento marcado, o 1° Up Mulheres & Negócios, que será realizado no dia 22 de agosto, no Quality Hotel Aracaju. O evento contará com a participação das presidentes das principais associações de mulheres empreendedoras de Sergipe, e com a representante da empresa sul coreana AtomyBrasil, a empresária internacional Rosimeri Pella, que trará junto com ela empresárias coreanas para conhecer Sergipe. Vai ser um momento muito rico, cheiro de troca de experiência e informação. Mais detalhes, tanto sobre o evento quanto sobre a 2Up, podem ser encontrados no nosso Instagram, o @2upgroup