19/04/2025 as 07:09
ENTREVISTAPor isso convidamos Maria de Fátima Duarte, da @faduartegourmet, que há mais de cinco anos trabalha com doces, tortas e sobremesas e produtos para a Páscoa
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Empreender é, acima de tudo, transformar ideias em soluções que geram valor para as pessoas — e a Páscoa é uma das épocas mais promissoras do ano para isso. A data movimenta o comércio com forte apelo emocional, estimulando o consumo de chocolates, cestas personalizadas, lembranças e produtos artesanais. Para quem busca uma renda extra ou deseja consolidar um negócio, a Páscoa representa uma grande oportunidade. Mais do que vender ovos de chocolate, empreender nessa época exige planejamento, criatividade e organização. Por isso convidamos Maria de Fátima Duarte, da @faduartegourmet, que há mais de cinco anos trabalha com doces, tortas e sobremesas e produtos para a Páscoa, para falar um pouco sobre empreender e aproveitar as datas comemorativas, oferecendo produtos que além de deliciosos, representam uma forte conexão com o afeto e a tradição. Confira:
JCSOCIAL – Como surgiu a ideia de empreender na Páscoa?
MARIA DE FÁTIMA - Na verdade, a ideia surgiu quando teve a moda dos ovos de colher, como eu trabalho com feitaria, surgiu no mercado esse “boom” dos ovos de colher, então eu vi como uma oportunidade também de, na Páscoa, atender com meus clientes, não só com os bolos e sobremesas, mas também com o mais desejado da Páscoa, que são os ovos, e foi uma novidade nesse ano, e aí eu resolvi apostar, fui em São Paulo, fiz um curso para poder aprender a trabalhar com chocolate, que já tem esse já minha 8ª Páscoa, eu já trabalho com feitaria há 10 anos, e essa é a minha 8ª Páscoa, e na época, há 8 anos atrás, era mais difícil. É difícil ter profissionais para ministrar cursos, então eu fui a São Paulo, fiz um curso e resolvi trabalhar na Páscoa também.
JCSOCIAL – Quanto tempo antes da Páscoa você começa a se preparar?
MARIA DE FÁTIMA - A Páscoa sem dúvida nenhuma junto com o Natal são as melhores datas para quem trabalha com confeitaria. Então o planejamento ele tem que ser muito tempo antes. Eu sempre começo a planejar a Páscoa em janeiro. Eu só dou uma descansada pós-natal e em janeiro já começo a programar a Páscoa. Mas eu antes disso, antes do Natal eu já fico de olho nas tendências, já entro em contato com as empresas que eu compro minhas embalagens, porque a gente precisa de fato ter essa antecedência para poder deixar tudo alinhado e não faltar nada para os nossos clientes.
JCSOCIAL – Quais estratégias você usa para renovar e se reinventa todos os anos?
MARIA DE FÁTIMA - As estratégias é sempre estar atenta às tendências de fato do mercado, seguir perfis de confeiteiros, de lojas, de empresas que trabalham com produtos, com embalagens, e sempre ter um diálogo com o cliente para saber o sabor que mais gosta, o que pretende, então eu acho que a gente sempre tem que estar antenado às novidades, aos lançamentos do mercado para poder todos os anos trazer algo novo, para chamar ainda mais atenção dos nossos clientes.
JCSOCIAL – Para este ano, o que você trouxe de novidades para a Páscoa?
MARIA DE FÁTIMA - Esse ano a Páscoa foi bem desafiadora pelo alto preço do chocolate, né? Vários veículos de comunicação, inclusive, comunicaram esse fato que foi algo mundial, não chegou a ser só restrito ao nosso estado, né? Nem nosso país. Então a gente realmente teve que se virar nos 30 para tentar proporcionar uma Páscoa que fosse acessível e que não deixasse os nossos clientes na mão. Então, além do que eu já fazia, né? Eu trouxe muitas opções de lembrecinhas com preço mais em conta, no caso, usando menos chocolate, usando mais leite condensado, no caso docinhos, bolo, né? E a grande novidade foi uma petisqueira também. Minha família que com cinco dias que tinha anunciado, ela esgotou, que era uma oportunidade da família montar minha ovinho juntos com vários, com recheios, goseimas e foi bem... na verdade eu nem acreditava tanto, né, que ia ser assim tão vendável e isso me surpreendeu, como eu comprei essa embalagem fora eu não tive nem como pedir mais, que não chegaria a tempo, porque muitos outros clientes queriam, mas os clientes que viram primeiro e que sinalizaram que queriam conseguiram comprar, adquirir e já fica de lição para o próximo ano.
JCSOCIAL – Qual das suas delícias não pode faltar no cardápio de Páscoa? E quais os ais pedidos?
MARIA DE FÁTIMA - Sem dúvida que não pode faltar nosso ovo de palha italiana, que é uma versão da nossa sobremesa mais vendida, que é a palha italiana com recheio de ninho. Então esse é o ovo que não pode faltar. E um dos mais pedidos também, que acredito que agrade a grande maioria das pessoas, que é o ovo de brigadeiro com recheio de bolo de cenoura, que é o bem tradicional e que meus clientes amam.
JCSOCIAL – O que você diria para alguém que quer começar a empreender, neste ou em outo ramo?
MARIA DE FÁTIMA - Eu diria que planejamento é a alma do negócio, sem dúvida nenhuma. A gente precisa fazer um estudo de mercado, né, fazer para ver se realmente é viável, fazer um planejamento com relação a recursos, fazer um levantamento, né, do que você vai precisar investir, se quando você tem o seu diferencial de qualificação, trabalho em excelência, eu acho que isso faz toda a diferença. Sempre trabalhar, no caso, quem trabalhar, empreender nesse ramo de culinária, sempre com materiais de boa qualidade, bastante higiene, né, ter um diálogo aberto, assim, uma conversa franca com seus clientes, boas fotos dos seus produtos, porque também a apagando a boca a boca é excelente, né? No meu caso mesmo, foi indicação, comecei assim, quem indicou, quem indicou, quem indicou e é isso, e não desisti, né, eu acho que o mercado tá aí pra todo mundo, tem espaço para todos e quando você tem força de vontade, determinação, faz seu trabalho direitinho, você chega lá, então quem quiser empreender, corram atrás que vocês vão conseguir também.