02/10/2024 as 08:29

REGISTRO

Canhoba, em Sergipe, registra tremor de terra

O último abalo sísmico registrado no estado de Sergipe ocorreu no dia 22 de abril, em Gararu, e teve magnitude 1.2 mR.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Canhoba, em Sergipe, registra tremor de terra

O município de Canhoba, no estado de Sergipe, registrou um tremor de terra de magnitude 1.7 mR na manhã desta terça-feira, dia 1º de outubro, às 06h32. Há relatos de que o tremor foi sentido pela população local. 

O abalo sísmico de baixa magnitude foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O último abalo sísmico registrado no estado de Sergipe ocorreu no dia 22 de abril, em Gararu, e teve magnitude 1.2 mR. 

Tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, sobretudo na região Nordeste. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. 

Sobre a RSBR

Coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).