27/02/2025 as 15:13

EM SOCORRO

Saúde inicia recadastramento para distribuir insulina e fitas de glicemia

Pacientes devem entregar a documentação exigida até 28 de março de 2025, dentro do prazo estabelecido

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Saúde inicia recadastramento para distribuir insulina e fitas de glicemiaDivulgação

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou o recadastramento anual para pacientes que utilizam insulina e fitas de glicemia. O processo é necessário para garantir a continuidade na distribuição desses insumos essenciais ao tratamento da diabetes. Os usuários devem entregar a documentação exigida até 28 de março de 2025, dentro do prazo estabelecido.

De acordo com a diretora da Atenção Básica à Saúde do município, Luciany Amâncio, a medida visa atender às normas vigentes e assegurar a segurança no uso dos materiais.

“O recadastramento é fundamental para atualizar os dados dos pacientes, controlar o estoque dos suprimentos, evitar desperdícios, prevenir fraudes e certificar que apenas quem precisa receba. Ele também permite o acompanhamento do tratamento e cumpre as normas do Sistema Único de Saúde, o SUS, assegurando a continuidade do Programa Farmácia Popular do Brasil de forma organizada. A colaboração de todos é essencial para prover o tratamento adequado e o controle da diabetes”, explicou.

Documentação necessária

Para efetuar o recadastramento, os pacientes devem apresentar o último relatório médico com data de emissão dos últimos 90 dias na Unidade Básica de Saúde (UBSs) ou Clínica de Saúde da Família (CSF) de referência de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O relatório deve conter informações detalhadas sobre o histórico da doença, incluindo a Classificação Internacional de Doenças, (CID) 11 relacionado ao diagnóstico, seja diabetes tipo 1, tipo 2 ou outro.

Além disso, é preciso incluir o tratamento atual, com a descrição da insulina prescrita e outras medicações utilizadas, se houver. A justificativa médica para a necessidade de fitas de glicemia também deve ser apresentada, especificando a quantidade de medições diárias recomendadas pelo profissional de saúde.

Retirada dos insumos

Após efetuar o recadastramento, é necessário apresentar o encaminhamento médico para a retirada das insulinas e fitas de glicemia nos postos de saúde. Esse documento é indispensável para que o fornecimento dos itens seja contínuo e adequado às necessidades do paciente.

Sem o recadastramento, a dispensação dos materiais e do medicamento pode ser interrompida, o que comprometeria o tratamento. Por isso, a Prefeitura solicita que todos os pacientes se atentem ao prazo final de 28 de março de 2025 para garantir que o processo transcorra sem imprevistos.