14/04/2025 as 13:19

CONTRATAÇÃO

Funcap banca cachê de quase R$ 1 milhão para show de Alok em Itabaiana

Evento gratuito será pago com verba de emenda parlamentar; oposição promete reação na Justiça

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) confirmou a contratação do DJ Alok, no valor de R$ 970 mil, para um festival no município de Itabaiana.

A informação está publicada no Diário Oficial de Sergipe da última segunda-feira, 7. Conforme a publicação, constam o extrato de contratação e também a justificativa para a inexigibilidade de licitação, ou seja, a contratação direta (sem necessidade de processo licitatório).

“A cultura precisa ser fomentada no estado de Sergipe e, em decorrência disso, percebe-se por mais a mais o desenvolvimento econômico, já que as atrações artísticas que serão disponibilizadas no evento mencionado outrora englobam pessoas do estado de Sergipe, mas também de outros estados e municípios que visitam os locais do evento e, não menos importante, aproveitam para conhecer as cidades vizinhas, possibilitando o desenvolvimento do turismo, economia, bem como o aumento da geração de renda e das ofertas de emprego para atender a demanda advinda do mencionado evento”, diz o documento.


Por meio de nota, a Funcap detalhou que o valor da contratação do DJ é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado estadual Luciano Bispo (PSD), e não de recursos do governo estadual. “Conforme o trâmite oficial do processo de emendas, a verba foi recebida pela Funcap e destinada para custeio de despesas do evento”, explicou o órgão.

Em entrevista a uma rádio, o deputado Luciano Bispo confirmou que o DJ se apresenta no município no dia 10 de maio, às 0h, durante o Itabaiana Festival 2025. Além disso, justificou que a escolha do artista foi realizada através de uma pesquisa informal com jovens da cidade. “Eu fiz uma pesquisa em Itabaiana, com uns 120 jovens. Eu disse ‘qual é o sonho de vocês de trazer aqui pra Itabaiana, pro festival?’. Aí, 97 jovens responderam Alok”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, outros artistas ainda serão anunciados para o evento, que será gratuito e realizado no dia 10 de maio. Na agenda do DJ divulgada nas redes sociais do artista ainda não há confirmação da presença dele no evento.

O valor destinado para a contração de Alok foi alvo de críticas da deputada estadual Linda Brasil (PSOL), na última terça-feira, 8, questionando a aprovação do governo ao decidir pagar uma emenda não-impositiva de um parlamentar. “É justamente aí que está o problema: a emenda não-impositiva não é obrigatória. O governo escolhe se paga ou não. Isso não é só injusto. É imoral”. Ela disse ainda que a oposição da Casa vai entrar com uma ação contra o Governo de Sergipe.