29/03/2021 as 15:02

EDUCAÇÃO

Resultados do Enem 2020 serão divulgados a partir das 18 horas desta segunda

Notas do Enem impresso e digital poderão ser acessadas na Página do Participante

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciou que as notas do processo seletivo serão disponibilizadas a partir das 18h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 29.

O resultado geral tanto da versão impressa quanto digital, assim como as pontuações individuais das provas, poderá ser consultado na Página do Participante ou no aplicativo do exame. Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”.

Com as notas, os candidatos podem tentar o acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Programa Universidade Para Todos (Prouni), Financiamento do Ensino Superior (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O método de correção das provas do Enem leva em consideração a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com isso, se o participante acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. Assim, o estudante pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

De acordo com o Inep, nesta segunda também estarão disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Já o resultado do Enem 2020 impresso, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame.

Como fazer faculdade sem nota do Enem

Quem não fez o Enem ou ficou com pontuação que não permitiu o ingresso em um curso superior, pode fazer faculdade mesmo sem usar a nota do Enem. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, disponibiliza bolsas de estudo para diversas modalidades de ensino, incluindo a graduação. Para garantir a oportunidade, é só seguir o passo-a-passo a seguir:

- Acesse o site https://www.educamaisbrasil.com.br

- Escolha a modalidade “Faculdades”

- Filtre a cidade e a instituição que deseja estudar

- Confira as instituições parceiras do programa na sua região

- Clique em “Escolha esta Bolsa”

- Faça a inscrição

- Pague o valor referente à pré-matrícula

- Finalize a matrícula na instituição de ensino

Fonte: Agência Educa Mais Brasil