23/06/2021 as 16:54

EDUCAÇÃO

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas divulga período de realização da primeira prova

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como o público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas divulga período de realização da primeira prova

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Seades/ Dase), informa que a aplicação da primeira prova da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá no período de 28 de junho de 2021 a 3 de agosto de 2021. As escolas participantes deverão escolher um dia de prova e enviar o cartão de resposta para a coordenação da Olimpíada.

As provas e as soluções serão disponibilizadas em PDF na página da escola, e enviado um exemplar de cada prova e a máscara de correção juntamente com o material de apoio para a aplicação, os quais chegarão até o dia 28 de junho próximo. As escolas poderão aplicar as provas presencialmente ou online. Caso opte por aplicar de forma online, a unidade escolar poderá utilizar a plataforma que melhor atender, como Google Forms, e-mail, etc.

Os alunos poderão enviar as respostas, e a escola transcrevê-las para os cartões de resposta, pois não será obrigatória a assinatura do aluno, ou a escola poderá digitalizar os cartões e enviá-los aos alunos.

Após transcrever as respostas para os cartões, a escola corrigirá, classificará e enviará o cartão do aluno classificado para a 2ª fase por aplicativo, que estará disponível na Play Store, ou pelos Correios, utilizando o e-ticket que será enviado. Caso a escola opte por aplicar as provas presencialmente, deverá providenciar as cópias necessárias.

Jorge Monteiro, técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, informa que, de acordo com a coordenação da 16ª OBMEP, a escola poderá aplicar as provas na data a seu critério, desde que dentro do prazo estipulado no calendário. Ele recomenda ainda que as escolas verifiquem o calendário e a regulamentação especial da 16ª OBMEP, pois houve muitas mudanças e está adequada à situação atual.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como o público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram dessa Olimpíada.