25/07/2025 as 11:04
ALINHAMENTOO encontro teve como pauta principal o alinhamento institucional em torno de ações educativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes no uso de telas.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Guarda de Lagarto 1
O prefeito Sérgio Reis se reuniu com a comissão de aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Lagarto. O encontro teve como objetivo reafirmar o compromisso da gestão com a convocação dos classificados e a realização do curso de formação. Durante a reunião, o prefeito reiterou que o diálogo com as categorias segue como marca do seu governo e que todas as etapas serão conduzidas com responsabilidade, visando ao fortalecimento da segurança pública no município.
Guarda de Lagarto 2
“Estou sempre aberto a dialogar com as categorias e, assim como me comprometi na reunião anterior, reafirmo que atenderemos ao que foi solicitado. Vamos seguir com responsabilidade e transparência para garantir avanços reais na segurança do município”, disse Sérgio Reis.
Alinhamento 1
O vice-prefeito e secretário da Comunicação Social de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), reuniu-se nessa quinta-feira, 24, com o senador Alessandro Vieira (MDB) para tratar de iniciativas que beneficiem a capital sergipana. O encontro teve como pauta principal o alinhamento institucional em torno de ações educativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes no uso de telas. Na ocasião, o vice-prefeito também solicitou apoio do parlamentar para a construção de uma nova escola municipal na zona norte da cidade.
Alinhamento 2
Ricardo também encaminhou ao senador a demanda por uma nova unidade escolar no bairro 18 do Forte, aproveitando a estrutura desativada do antigo mercado municipal da região. “A Escola Municipal Otília Macedo, que atende a essa região, funciona em um anexo de um prédio alugado da Igreja Católica. A secretária da Educação, Edna Amorim, já deu o aval e pediu para que buscássemos recursos. Agora, a secretaria vai elaborar o projeto e encaminhá-lo ao senador”, acrescentou.
PL aprovado 1
A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 160/2025, que institui o “Programa Estadual de Diagnóstico Precoce e Prevenção da Doença Renal Crônica em Bebês e Crianças”. De autoria da deputada Lidiane Lucena (Republicanos), a medida visa ampliar a detecção precoce de doenças renais na infância, fortalecendo a rede de atenção à saúde infantil no estado.
PL aprovado 2
“O objetivo deste programa é justamente evitar esse cenário, oferecendo rastreio adequado, acesso a especialistas e informação qualificada para os profissionais e para a população. A prevenção salva vidas e preserva futuros”, registrou Lidiane Lucena.
Direitos Humanos 1
Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei nº 57/2023, de autoria da deputada estadual Linda Brasil (Psol), que institui o Dia das Defensoras e dos Defensores de Direitos Humanos, a ser celebrado anualmente em 14 de março. A nova data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.
Direitos Humanos 2
“Essa é uma data de reflexão, de reconhecimento e de resistência. O Brasil está entre os países mais perigosos do mundo para quem defende os direitos humanos. A cada oito dias, um ativista é assassinado no nosso país. Precisamos, urgentemente, mudar essa realidade”, afirmou a deputada Linda Brasil.
Tela do TJ 1
A partir de hoje, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) disponibiliza a nova tela pública de acompanhamento das sessões de julgamento virtual, conforme previsto na Resolução nº 591 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nova funcionalidade estará disponível no site do TJSE e permitirá que qualquer cidadão acompanhe, em tempo real, o andamento das sessões de julgamento realizadas de forma virtual.
Tela do TJ 2
A iniciativa visa ampliar o acesso à informação, promover maior transparência no processo judicial e facilitar o acompanhamento por advogados, partes e cidadãos interessados, além de reforçar o compromisso do TJSE com o cumprimento dos normativos do Conselho Nacional de Justiça.
Homicídios caem
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou uma queda expressiva de 72% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes em Sergipe entre 2016 e 2024. O estado alcançou, em 2024, a meta de redução para 16 homicídios por 100 mil habitantes, estipulada para alcance pelo Governo Federal até 2030. Entre 2023 e 2024, a redução foi de 20,4%, consolidando a curva descendente dos indicadores de violência. Os dados foram compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FNSP), divulgados na quinta-feira, 24.
Feminicídios
O levantamento também mostra avanços na proteção das mulheres. Sergipe registrou queda de 37,5% nos feminicídios, passando de 16 casos em 2023 para 10 em 2024, com taxa de 0,8 por 100 mil mulheres — a segunda menor do Nordeste. Nenhuma das vítimas estava com medida protetiva ativa no momento do crime. O número de concessões de medidas aumentou 32,36%, chegando a 5.631 em 2024.
Sergas 1
A Sergipe Gás S/A (Sergas) apresentou um dos cases mais inovadores de sua atuação no estado durante a sessão técnica do Congresso Sergipe Oil & Gas (SOG) 2025. O diretor técnico e comercial da companhia, Pablo Matsuo, foi o responsável por apresentar o projeto de interiorização do gás natural por meio do uso do Gás Natural Comprimido (GNC), uma solução logística pioneira no estado.
Sergas 2
O projeto tem como destaque a operação em Lagarto, município do Agreste sergipano, que passou a receber gás natural mesmo estando distante da rede canalizada. O insumo chega comprimido por carretas até uma base de descompressão montada no município, onde é então injetado diretamente na rede da Sergas que abastece a unidade industrial da Maratá. São cinco carretas em operação contínua: três na base, outra em trânsito e uma quinta em abastecimento, o que garante regularidade e segurança ao fornecimento.