22/06/2022 as 11:14

OPINIÃO

Lula considera proposta da CPI da Petrobras 'absurda'

Ex-presidente diz que Bolsonaro joga a responsabilidade para os outros

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lula considera proposta da CPI da Petrobras 'absurda'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa o comando do Planalto pelo PT, chamou a criação da CPI da Petrobras de “absurda”. Em evento para lançar diretrizes finais de seu plano de governo, nesta terça- -feira (21), em São Paulo, o petista criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL). “É uma coisa absurda. A primeira coisa que ele [o presidente Jair Bolsonaro] tenta fazer é jogar a responsabilidade de sua incapacidade em cima dos outros. Quando Pedro Parente adotou a PPI, o preço de paridade internacional, ele não levou para o Congresso Nacional. Não foi numa conferência da ONU. Não foi no Senado. Foi uma decisão do presidente da Petrobras, certamente ouvindo o Conselho da Petrobras, se é que ouviu. Então, tomou a decisão, a pretexto de que era preciso salvar a Petrobras”, disse.

“Da mesma forma eles tomaram a decisão de privatizar a BR dizendo que era preciso ter mais competitividade. Quanto mais competitividade, mais o preço do combustível iria parar. E o preço do combustíveis na verdade não para é de subir. Significa que algo está muito errado neste país. O Bolsonaro poderia, com uma canetada, como fez Pedro Parente, obrigar o presidente da Petrobras a reduzir o preço. Ele poderia ouvir o Conselho da Petrobras e reduzir o preço. Se ele tivesse qualquer dúvida, ele poderia reunir o Conselho Nacional de Política Energética, o Conselho da Petrobras, o presidente da Petrobras, e ele presidente [da República] poderia tomar a decisão de que é preciso reduzir em benefício da sociedade brasileira”, completou. O ex-presidente disse ainda que Bolsonaro faz “muita bravata” e que “não quer brigar com os acionistas, que ficam com o lucro que a Petrobras está tendo, que é exorbitante”. “Eles vão tentar criar todas as confusões possíveis para ver se eles conseguem propor a privatização da Petrobras, quem sabe ainda neste ano”, disse Lula.

O presidente Bolsonaro defendeu a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a conduta do presidente da estatal, José Mauro Coelho, que pediu demissão ontem (20), da diretoria da empresa e de seus conselheiros. A ideia veio logo depois de a Petrobras ter anunciado um novo reajustenos preços dos combustíveis,na última sexta-feira (17). O governo mobilizou suabase de aliados para assinaremo documento de criação da CPI,que já conta com nomes comoEduardo Bolsonaro, filho dopresidente, Bia Kicis e DanielSilveira. Crescimento econômico Vice na chapa de Lula, oex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin tambémestava no evento, junto comrepresentantes de partidosaliados, como PCdoB, PV, Rede,Psol e Solidariedade. Ele falousobre a necessidade de retomaro crescimento econômico, semdestruir o meio ambiente. “Éimportante ter um crescimentoeconômico que não é só numérico. Não é só falar sobre o PIB,que cresceu tantos por cento.Não. Tem que ser um crescimento inclusivo. Que vocêcresça, mas distribua a renda,melhore o salário, incorporeinstrumentos tributários quepermitam mais justiça social,evitando concentração [derenda]. Um crescimento comestabilidade. O pior de todosos instrumentos é a inflação.A inflação não é socialmenteneutra”, disse.