17/02/2023 as 08:49

CARMÓPOLIS

‘Carmópolis voltará a ser a capital do petróleo’, diz Fábio

Carmo Energy vai começar a operar, com expectativa de produzir até 30 mil barris/dia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para conhecer mais de perto os investimentos que estão sendo realizados na área de exploração de petróleo em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri visitou, nesta quinta-feira, 16, a sede da Carmo Energy, localizada no Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo). A empresa, que adquiriu o terminal e outros ativos do Polo, situado no Município de Carmópolis, está focada em desenvolver a produção onshore em Sergipe, isto é, a exploração do petróleo em terra firme, investindo, nos próximos dez anos, pelo menos US$ 800 milhões.

Com a operação da Carmo Energy, a expectativa é que a produção do Polo alcance entre 25 e 30 mil barris de óleo/dia, além de gerar cerca de 3.380 empregos diretos e indiretos em todo o Estado. O gerente de Saúde e Segurança Ocupacional, Emerson Tomasoni, apresentou ao governador as políticas de segurança da empresa e as atividades da Carmo Energy foi apresentada pelo diretor Operacional, Daniel Noleto, finalizando com a explanação sobre as políticas de responsabilidade social, ambiental e governança, feita pela gerente de ESG, Karla Casagrande. O diretor Daniel agradeceu a presença do governador Fábio e de todas as autoridades. “É uma alegria nossa recebê-lo aqui, governador, já são 55 dias de operações no polo desde quando iniciamos”, afirmou.

Nas operações da empresa, no Brasil, o destaque vai para o Polo de Carmópolis. Fábio reforçou que é interesse do governo fazer com que Sergipe se desenvolva economicamente, gerando emprego e renda para os sergipanos. Por isso colocou o Estado à disposição como um indutor do desenvolvimento, atuando naquilo que for necessário e possível. “Esta é uma empresa que investiu US$ 1 bilhão na outorga para explorar o petróleo do nosso Estado pelos próximos anos. Tenho certeza que ela tem um potencial de geração de emprego gigantesco, pois mais de três mil empregos diretos em toda a região estão sendo gerados”, disse, ao ressaltar a importância de Carmópolis e regiões vizinhas receberem um investimento como esse. “Carmópolis voltará a ser a capital do petróleo, ela volta a receber os royalties, ela precisava disso para manter o seu povo e desenvolver a região. Espero que Carmópolis siga gerando emprego e desenvolvimento, não só ela como todos os municípios vizinhos. Mais de dez municípios serão beneficiados pela Carmo Energy, a exemplo de Riachuelo. Quero que todas as cidades sejam beneficiadas, pois é um investimento que vai melhorar a vida das pessoas. Tenho certeza que é uma parceria que veio pra ficar”, pontuou.

Na ocasião, o diretor de Óleo e Gás, Hermilo Montes, informou ao governador que a empresa se comprometerá em solicitar às empresas terceirizadas que contratem 20% de mão de obra local. “Quero parabenizá-los também por adotar essa política na empresa. No governo, ao lado do secretário do Trabalho Jorge Teles, fomentaremos a geração e emprego e renda, por meio de políticas públicas do Estado e trabalharemos para ofertar e qualificar a mão de obra local, pois constatamos a necessidade de qualificarmos a nossa mão de obra para que a gente possa absorver esses empregos que estão sendo gerados e oportunizados. É um trabalho conjunto da Secretaria de Estado do Trabalho do nosso governo que vai qualificar a mão de obra e a empresa que está disposta a contratar mão de obra local para poder também ajudar a desenvolver a região”, disse o governador. O senador Laércio Oliveira reforçou o apoio e compromisso do governo em investir na economia sergipana. “O governador segue essa linha: que se tiver que fazer, ele vai fazer porque está na pauta dele o investimento do estado em várias áreas. Nós queremos o desenvolvimento do nosso Estado, queremos que Carmópolis volte a gerar riquezas como antes”. Carmo Energy A Carmo Energy é uma empresa que integra o grupo internacional Cobra.

A aquisição do Polo Carmópolis se deu por meio do processo de desinvestimento da Petrobras e foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em janeiro de 2022. A empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para entrar em operação em dezembro do mesmo ano. Grupo Cobra Esta é a primeira operação que envolve a área de petróleo e gás natural da empresa no Brasil. O grupo internacional já atua na exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural a partir de campos terrestres em outros países da América, como México, Colômbia e Equador. No Brasil, a companhia atua há mais de 20 anos, trabalhando em setores como a transmissão de eletricidade e a geração de energia. Durante o processo de cessão, a Carmo Energy foi qualificada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como operadora C, cumprindo todas as condicionantes exigidas pela ANP para autorização da operação, estando plenamente preparada e capacitada para assumir a operação de todo o polo.