21/06/2024 as 08:18

LICITAÇÃO

Transporte: Aracaju, Barra, Socorro e São Cristóvão lançam edital de licitação

Documento prevê contratação de duas empresas para operar frotas de ônibus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Transporte: Aracaju, Barra, Socorro e São Cristóvão lançam edital de licitação

O prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Fábio Mitidieri e os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e de São Cristóvão, Marcos Santana, membros que formam o Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano, lançaram na última quinta-feira, 20, o edital de licitação do transporte público da Grande Aracaju.

O documento prevê a contratação de duas empresas para operar as frotas de ônibus nos quatro municípios e estabelece requisitos como veículos com idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar- -condicionado nos ônibus, entre outros benefícios. O lançamento do edital marca o cumprimento de um dos principais objetivos do Consórcio, que é o de oferecer um transporte público de qualidade para a população, garantindo segurança e conforto e atendendo à demanda daqueles que utilizam esse transporte diariamente.

Como aporte, as quatro prefeituras estarão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre cada uma delas de acordo com o quantitativo populacional. O edital contempla dois lotes e estabelece uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana. “Começamos esse processo em 2018, construindo o consórcio e em seguida veio a pandemia, quando tivemos que paralisar nossas atividades. Depois disso, contratamos a empresa para fazer um estudo técnico, instituímos o consórcio e fizemos todo o processo, com várias reuniões, abertura de consulta pública, concessão de subsídios e toda uma série de ações. Agora, chegamos no momento final, do passo crucial, que é a publicação do edital”, considerou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

“Realização de um sonho”
O governador Fábio Mitidieri ressaltou que esse trabalho conjunto, de todos aqueles que fazem parte do Consórcio, está solucionando um problema em comum dos quatro municípios da região metropolitana, o que faz do lançamento do edital um momento histórico para Sergipe. “A partir de agora, esperamos que em breve possamos devolver para a sociedade aquilo que ela sempre nos cobrou. Esse edital tem os prazos legais, mas esperamos que no início do ano que vem já estejamos com a frota nova chegando. Portanto, esse momento é um grande passo para a realização desse sonho para os quatros municípios e para todo o estado de Sergipe”.

Para a formulação do edital, foi analisada a divisão entre lotes, as linhas de ônibus, a quantidade atual de veículos que operam no sistema, entre outros aspectos acordados com os entes envolvidos no Consórcio Metropolitano. A versão final do documento contempla uma sequência de ações que foram efetivadas, entre as mais importantes estão: a instalação da autarquia; e a contratação da consultoria da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), responsável pela análise e diagnóstico do sistema de transporte que abrange as quatro cidades. A construção final do documento ainda levou em consideração as contribuições sugeridas durante o período de consulta pública, que aconteceu de 22 de março a 5 de abril.