12/07/2024 as 09:29

DESENVOLVIMENTO

Banco do Brics sinaliza novos recursos para Aracaju

Diante dos resultados apresentados, capital pode receber novo financiamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Banco do Brics sinaliza novos recursos para Aracaju

Uma equipe do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) está em Aracaju para mais uma missão. Liderada pelo diretor-geral Interno do Escritório Regional Américas, Thadeu Abicalil, a equipe da instituição financeira internacional visita a cidade para acompanhar o andamento dos projetos realizados na capital a partir de um empréstimo de R$ 500 milhões, firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o chamado banco do Brics - bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ao todo, serão realizadas 23 obras de infraestrutura, estando entre elas a construção de um canal e uma avenida com 7km de extensão na Zona de Expansão. Diante dos resultados apresentados pela gestão aos membros do NBD, foi sinalizada a possibilidade de um novo financiamento para a capital. O prefeito Edvaldo Nogueira, que recebeu os representantes do NBD em seu gabinete, avaliou a reunião como positiva. Ele destacou que o projeto “solucionará problemas da cidade, além de prepará-la para o futuro”. “Com o programa Aracaju Cidade do Futuro, estamos realizando obras em diversas frentes que melhoram a vida das pessoas. É um programa que terá, como resultado final, o desenvolvimento de Aracaju. Portanto, fico muito feliz pela avaliação positiva que os membros do banco fizeram sobre a execução dos projetos”, afirmou Edvaldo, enfatizando que “a parceria entre a Prefeitura e o banco tem sido muito importante para a capital”.

De acordo com o diretor-geral do escritório regional do NBD, a Prefeitura de Aracaju está com o andamento das obras à frente do cronograma previsto pelo banco, executando os trabalhos mais rápido do que era esperado. Ele parabenizou as equipes da gestão do município pela forma com a qual têm atuado para o avanço dos serviços e indicou a possibilidade de novas parcerias entre o Poder Executivo municipal e a instituição financeira. Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explicou que esse é um encontro padrão do banco, que ocorre semestralmente, com o intuito de avaliar o andamento dos projetos e se os procedimentos estabelecidos junto ao NBD estão sendo seguidos. Segundo ele, os representantes da instituição financeira tiveram uma “impressão positiva ao que está em andamento na cidade”. “Como consequência disso, eles ofereceram para o prefeito a possibilidade de ser estudada uma segunda carta de empréstimo. Vamos começar a debater sobre essa ideia, formatar e analisar as possibilidades. Vamos identificar quais são as demandas que a cidade ainda tem, de novos financiamentos, para que a gente possa criar a carta-consulta e apresentá-la ao banco”, revelou Ferrari.

Das 23 obras previstas para serem realizadas com os recursos contratados junto ao NBD, 14 estão em andamento, de acordo com a Prefeitura. São elas: construção do canal da Zona de Expansão; urbanização dos loteamentos Veneza II (Capucho); Recanto da Jaqueira (Porto D’Antas); Monte Belo e Porto do Gringo (Soledade); Luciana, Novo Horizonte e entorno da Igreja Santa Rita (Santa Maria); Rua Vila Ana (Santo Antônio); Ruas dos Poetas e travessa Monteiro Lobato (Atalaia); loteamento Parque Mar e Sol (Farolândia); Loteamento Diana (Aeroporto); Loteamentos Visconde de Maracaju II e São Sebastião; Jardim dos Coqueiros e Estrada do Aloque (Jabotiana); Costa Verde I e II (Aruana); Loteamento Paraíso do Sul (Santa Maria); além da reestruturação da Avenida Tancredo Neves.