15/07/2024 as 08:20

ENTREVISTA

A história mostra que nunca tivemos a eleição definida no primeiro turno

Advogada e deputada federal mais bem votada no último pleito, a pré-candidata assegurou nesta entrevista para o Jornal da Cidade que pretende transformar a capital sergipana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

POR MAYUSANE MATSUNAE

Com apenas 30 anos de idade, a jovem Yandra Moura (União Brasil) vem entrando de cabeça na disputa pelo comando da prefeitura de Aracaju. Advogada e deputada federal mais bem votada no último pleito, a pré-candidata assegurou nesta entrevista para o Jornal da Cidade que pretende transformar a capital sergipana e que vem percorrendo os quatro cantos da cidade. Aqui, ela também falou um pouco sobre a atuação na câmara dos deputados e expôs a boa relação com o governador Fábio Mitidieri (PSD) – inclusive, ela o considera como líder do grupo ao qual pertence. Além disso, Yandra detalha como foi escolher o nome de Belivaldo chagas (Podemos) para ser pré-candidato a vice e opinou sobre o cenário da eleição deste ano. Confira o conteúdo completo:

JORNAL DA CIDADE - A senhora já sinalizou oficialmente a pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju, como vem trabalhando o nome Yandra? YANDRA MOURA – Graças ao trabalho que tenho feito desde que fui eleita a deputada federal mais votada da história de Sergipe, graças ao povo sergipano, tenho trabalhado muito na Câmara dos Deputados, tendo quatro projetos de lei aprovados. Um deles fala sobre o direito da mulher de escolher um acompanhante em consultas, exames e procedimentos médicos hospitalares, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados em todo o território nacional. Além disso, foi aprovado também o PL que propõe que o laudo médico atestando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha validade indeterminada, estendendo esse direito às pessoas com deficiência de caráter permanente não transitório. Também é importante destacar que fui eleita presidente do Observatório Nacional da Mulher na Política, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e de programas voltados para o fortalecimento da mulher na sociedade. Além das comissões temáticas da Câmara a qual faço parte, como a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), Finanças e Tributação (CFT) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER). Também sou membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), formada por Congressistas de todos os países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), e presidente da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Mulher.

JC – Como foi a escolha do seu pré-candidato a vice? Como chegou no nome de Belivaldo Chagas (Podemos)?
YM – Belivaldo é um homem muito correto, fez uma grande gestão como governador de Sergipe, regularizou as finanças do estado, colocou a folha dos servidores em dia, geriu corretamente a máquina pública e entregou um governo saneado, possibilitando hoje os investimentos e transformações feitos pela gestão atual. Então, foi muito fácil pensar no nome de Belivaldo para compor conosco. E, para mim, foi um gesto de muita humildade dele aceitar ser um pré-candidato a vice-prefeito, ele que ocupou o mais alto cargo político de Sergipe. Isso mostra que o nosso projeto é o melhor, mais sólido e capaz de fazer Aracaju avançar, de promover as mudanças que são necessárias para a capital.

JC – E após essa definição, como vem sendo a relação com Fábio Mitidieri? Afinal, ele já vem confirmando a preferência de apoio a outro pré-candidato.
YM – Continua exatamente como antes. Desde o início, quando decidi caminhar pela cidade de Aracaju, conversando com as pessoas e colocando meu nome à disposição, procurei o governador Fábio e falei para ele desse meu desejo de fazer ainda mais por Aracaju. Perguntei se haveria algum problema para ele ou para o nosso grupo e ele me respondeu que não, me deixou livre para caminhar e construir essa história que estamos fazendo. Z JC – Então, é possível dizer que aconteceu um rompimento com o bloco governista? Por quê? YM – Não aconteceu, nem vai acontecer. Como disse antes, todo processo foi conversado com o governador Fábio Mitidieri. Ele como líder do nosso grupo, de forma respeitosa, permitiu que avançássemos em nosso projeto.

JC – Quais os partidos e lideranças que já são confirmados na sua pré-candidatura?
YM – Temos, até o momento, seis partidos apoiando este projeto, que são: União Brasil, Podemos, PRD, Mobiliza, Avante e DC. Estão caminhando neste projeto 12 vereadores da legislatura atual e, nestes seis partidos, temos nomes muito competitivos. Acreditamos na eleição da maior parte da bancada de vereadores de Aracaju.

JC – Acredita que a disputa da prefeitura seja definida em apenas um turno?
YM – Acho muito improvável. A própria história mostra que nunca tivemos a eleição definida no primeiro turno na capital. O cenário atual e as pesquisas apontam que haverá um segundo turno, e eu estarei nele, acredito bastante nisso.

JC – Sobre o União Brasil em Sergipe, a senhora recebeu uma série de novos filiados. Como está a atuação do partido nesta fase preparatória para as eleições de 2024?
YM – O União Brasil é um dos partidos mais fortes de Sergipe. Conseguimos montar uma grande chapa de vereadores tanto na capital quanto no interior do estado. Estamos muito fortes para esta eleição.

JC – Nesta fase de pré-campanha, a senhora já visitou quantos e quais bairros de Aracaju? Há boa aceitação do seu nome?
YM – Já visitei todos os bairros da nossa capital e a aceitação é a melhor possível. É justamente essa aceitação e o carinho que tenho recebido nas ruas que move a nossa caminhada. Eu consigo ver nas pessoas um olhar de esperança em nosso projeto. Por todos os bairros que passamos e conversamos com as pessoas, anotamos as sugestões e construímos um programa de governo com as digitais das aracajuanas e aracajuanos de todos os bairros da nossa cidade.

JC – Por fim, para ajudar o nosso leitor a conhece-la melhor: quem é Yandra Moura?
YM – Sou uma jovem de 30 anos de idade, advogada, deputada federal com uma vontade imensa de servir a Aracaju. Eu estou caminhando muito, ouvindo as pessoas, estudando, conversando com técnicos e pessoas capacitadas em todas as áreas. Faço isso porque aceitei uma grande missão e assim sempre fiz em minha vida, para tudo eu me preparo, porque acredito que é possível transformar a nossa cidade e eu sei como fazer, vou trabalhar todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias da semana para mudar para melhor a vida das pessoas, para oferecer serviços públicos que realmente funcionem, que as pessoas sintam orgulho em dizer que moram em Aracaju. Iremos colocar a gestão como a mais bem avaliada do país.