05/12/2024 as 08:45
COLUNA ESPLANADAO ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não recebeu o diretor-adjunto para a América Latina e o Caribe da chancelaria israelense, embaixador Mattanya Cohen
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não recebeu o diretor-adjunto para a América Latina e o Caribe da chancelaria israelense, embaixador Mattanya Cohen, apesar dos apelos de diferentes protagonistas. A ideologia aloprada tem falado mais alto no Itamaraty, amparada nas decisões de Celso Amorim, assessor especial da Presidência. Cohen passou há dias pelo Brasil com a missão de recompor as relações bilaterais, após o estresse causado pelas declarações do presidente Lula da Silva – que tornou-se persona non grata em Israel por falas intempestivas sobre a guerra do país contra grupos terroristas. Com o cessar-fogo no Líbano encaminhado, Cohen entendia que é momento de trabalhar a reaproximação, o que inclui o Brasil designar um novo Embaixador em Israel. O israelense teve agenda intensa com diferentes líderes políticos em São Paulo e Brasília e foi embora. Apesar da birra, o Brasil segue sendo o principal parceiro comercial do país do Oriente Médio na América Latina.
RECUO - A missão que iria a Boa Vista e Pacaraima (RR) foi abortada antes de ter sua agenda aprovada. Encabeçada pelos deputados General Girão (PL-RN) e General Pazuello (PL-RJ), ela ficará para 20255, mesmo com o aumento significativo de venezuelanos que entram por ali todos os dias. Girão e Pazuello decidiram recuar para não perderem eventual votação de interesse dos militares no pacote de corte de custos do Governo.
E A TURMA? - A renúncia do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) da presidência da Comissão de Legislação Participativa, diante de eventual cassação do seu mandato, está provocando muitas tensões no partido. Braga emprega, em cargos comissionados que pagam até R$ 20 mil, vários militantes do PSOL.
IBAMA AO MAR - Apesar de negar que o IBAMA trabalhe contra o avanço do Brasil no setor de exploração de petróleo, no ano passado o órgão negou licença para exploração de um bloco na Bacia da Foz do Amazonas. Desde 2004, se sabe que o potencial é de uma reserva estimada em 10 bilhões de barris de petróleo.
ELA, DE NOVO - Diplomatas experientes em agendas palacianas internacionais notaram que dona Janja da Silva, a primeira-dama do Brasil, fez questão de mandar a Secretaria de Comunicação da Presidência citar seu nome, na agenda do presidente Lula da Silva, em cerimônias de recepção a chefes de Estado.
PAREM AS MÁQUINAS - Em meio à tensão do pacote de corte de gastos do Governo, os deputados Douglas Viegas (UNIÃO- -SP) e Rafael Simoes (UNIÃO-MG) querem a realização de uma audiência pública na Câmara para... discutir a concessão do título de Capital Nacional do Pé de Moleque ao município de Piranguinho, em Minas Gerais. A despeito disso, viva o povo de Piranguinho e suas tradições!