30/12/2024 as 16:34
ENTREVISTAEleita para chefiar a prefeitura de Aracaju a partir de 1º de janeiro, Emília Correa é a primeira mulher a ocupar o cargo na capital sergipana
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Eleita para chefiar a prefeitura de Aracaju a partir de 1º de janeiro, Emília Correa é a primeira mulher a ocupar o cargo na capital sergipana. Natural de Lagarto, a prefeita eleita de Aracaju tem 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de rádio e tv. Foi corregedora-geral e secretária geral da defensoria pública do estado de Sergipe, presidente do tribunal de ética e conselheira da ordem dos advogados (oab/se).
Também foi professora de direito constitucional na universidade tiradentes. durante a campanha para as eleições de outubro deste ano, emília ressaltou sua experiência como vereadora e defensora pública e afirmou ter projetos de relevância para a capital sergipana e uma gestão comprometida com a transparência. “É uma honra e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Aracaju. Este é um marco histórico que representa um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero. Em meu mandato, vou trabalhar para garantir que as mulheres aracajuanas tenham mais oportunidades e voz ativa em nossa sociedade”, disse Emília.
Confira a entrevista exclusiva ao JC.
JORNAL DA CIDADE - O que os aracajuanos podem esperar de sua gestão?
EMÍLIA CORRÊA - Podem esperar uma gestão comprometida com a transparência, eficiência, desenvolvimento e inclusão social. Meu foco será trabalhar incansavelmente para melhorar a vida de todos os cidadãos, promovendo políticas públicas que atendam às necessidades reais das pessoas. Vamos investir em saúde, transporte, infraestrutura, e em outras áreas essenciais, sempre ouvindo a comunidade e buscando soluções inovadoras.
JC - A senhora é a primeira mulher prefeita de Aracaju. Como se sente em relação a esse fato histórico, e quais serão as ações do seu mandato em favor das aracajuanas?
EC - É uma honra e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Aracaju. Este é um marco histórico que representa um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero. Em meu mandato, vou trabalhar para garantir que as mulheres aracajuanas tenham mais oportunidades e voz ativa em nossa sociedade. Pretendo implementar programas de apoio ao empreendedorismo feminino, fortalecer políticas de combate à violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero em todas as esferas da administração pública. Quero que cada mulher em Aracaju sinta que este governo é também seu.
JC - Na Saúde e Transporte Público grandes gargalos afetam a população de Aracaju. Como a senhora pretende resolvê-los?
EC - Na área da saúde, meu compromisso é com a ampliação e melhoria dos serviços oferecidos, garantindo que todos tenham acesso a um atendimento humanizado e de qualidade. Vamos investir na modernização das unidades de saúde, na capacitação dos profissionais e na implementação de tecnologias que agilizem o atendimento. Quanto ao transporte público, a prioridade será a reestruturação do sistema, com foco na eficiência e na acessibilidade. Planejamos revisar as rotas, melhorar a frota de veículos e implementar soluções sustentáveis que atendam às necessidades dos usuários, sempre buscando parcerias que possam contribuir para um transporte mais eficaz e seguro
JC - Uma das suas medidas anunciadas é que cada secretaria reduza, no mínimo, 20% dos cargos comissionados. Quais as pastas que sofrerão as maiores reduções?
EC - Essa foi uma determinação que anunciei na entrevista coletiva após verificar que é possível alcançar essa redução a partir do nosso relatório de transição. Não se trata de uma medida política, mas administrativa e de economicidade. Cada secretaria terá autonomia para fazer os cortes e ajustar o tamanho da quantidade de cargos à sua realidade e necessidade. Mas tudo será feito de forma transparente e buscando a eficiência dos serviços públicos.
JC - Muito se fala na revitalização do Centro de Aracaju. Existem ações da sua gestão nesse sentido? Quais são?
EC - Sim, a modernização do Centro de Aracaju é uma das prioridades da minha gestão. Queremos transformar o centro em um espaço vibrante e acolhedor, que valorize nossa cultura e história, ao mesmo tempo em que impulsiona o comércio local. Planejamos investir na melhoria da infraestrutura urbana, com a revitalização de praças e calçadas, além de incentivar a ocupação cultural e artística desses espaços. Também vamos trabalhar na segurança e na limpeza urbana, tornando o centro um lugar mais atrativo para moradores e visitantes. Buscaremos parcerias com o setor privado para investimentos em tecnologia e moradia. Nosso objetivo é criar um ambiente que promova o desenvolvimento econômico e social do Centro, beneficiando toda a cidade.