27/02/2025 as 15:49
NA ALESEDeputado mencionou ainda a falta de medicamentos e a superlotação nos serviços de radioterapia
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Na Sessão Plenária desta quinta-feira (27), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) fez um apelo enfático durante sua fala, denunciando a crise enfrentada na oncologia do estado. Ele criticou a situação, citando uma matéria publicada recentemente em um portal sergipano. “Mais uma vez vemos o abandono da oncologia tirando vidas. As pessoas que estão passando por esse tratamento precisam de dignidade, continuidade e condições adequadas para enfrentar essa doença”, disse.
Georgeo mencionou ainda a falta de medicamentos e a superlotação nos serviços de radioterapia. “A matéria publicada ontem, dia 26, traz o caos na oncologia: corredores lotados e falta de medicamentos para quimioterapia. Infelizmente, confirmamos que os remédios estão, sim, em falta”, lamentou.
O parlamentar cobrou uma ação urgente do Governo Estadual. “Esperamos que o governador (Fábio Mitidieri), antes do Carnaval, sente-se para cuidar das pessoas. O abandono da oncologia tira vidas e não podemos permitir que esse caos continue acontecendo no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, declarou.
O parlamentar também criticou a falta de estrutura nas unidades de saúde. “A máquina de tomografia da urgência está sempre quebrada, uma história mais velha do que as que contamos para nossas filhas. E quando isso acontece, os pacientes da urgência vão para a oncologia usar a máquina de lá, prejudicando quem já está em tratamento oncológico”, explicou.
Por fim, o deputado reforçou a necessidade de ações concretas e urgentes. “Às vésperas do Carnaval, é importante que todos cobremos do Governo do Estado de Sergipe para que não feche os olhos para esses problemas”, concluiu Georgeo Passos.
Em ‘Pela Ordem’, a deputada Lidiane Lucena (Republicanos) comentou sobre a situação no Huse. “Em agosto, o Hospital do Câncer estará sendo entregue. Hoje, infelizmente, dentro de Sergipe, tivemos um aumento no número de diagnósticos de câncer pela nossa equipe. A estrutura atual é pequena para a demanda que existe”, afirmou.
A deputada ainda falou sobre os esforços na luta contra a doença e a questão dos equipamentos. “Sabemos do problema com a máquina de tomografia, que precisa de manutenção. O Huse é referência no estado, e muitos pacientes com casos mais graves precisam ser transferidos para lá. Além disso, o Huse não atende apenas pacientes sergipanos, mas também recebe pacientes da Bahia”, explicou.
Sobre a dificuldade na manutenção dos equipamentos, a deputada esclareceu: “Quando há um problema em uma máquina como essa, não é só chamar alguém para consertar. As peças precisam ser solicitadas de outros lugares e isso depende da empresa fornecedora, o que acaba atrasando o processo”.
Por fim, a parlamentar reforçou a expectativa de melhorias em breve. “O doutor Roberto Gurgel está ciente dessa situação e empenhado para que isso se resolva da melhor maneira possível. Mas posso dizer que, em agosto, o Hospital do Câncer estará sendo entregue e esperamos também avançar no atendimento à crescente demanda de pacientes oncológicos.”