01/04/2025 as 17:17

NA CÂMARA

Iran denuncia falta de estrutura no ensino para alunos com deficiência

Para Iran, não basta matricular os alunos com deficiência nas unidades de ensino da rede

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Iran denuncia falta de estrutura no ensino para alunos com deficiênciaLuanna Pinheiro

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, chamou a atenção, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 1º de abril,  para as dificuldades que professores, professoras e equipes diretivas enfrentam para assegurar o atendimento educacional a estudantes com deficiência nas escolas da rede pública municipal de ensino.  

“Os professores e professoras estão pedindo socorro! Nós, educadores, educadoras e as equipes diretivas das escolas, sabemos da obrigação e defendemos a importância e a necessidade de matricularmos e garantirmos o atendimento pedagógico inclusivo aos nossos alunos e alunas com algum tipo de deficiência. Porém, as escolas não podem virar depósitos para essas crianças quando elas chegam sem que essas escolas tenham as estruturas necessárias para recebê-las adequadamente”, afirmou o parlamentar e professor.  

Para Iran, não basta matricular os alunos com deficiência nas unidades de ensino da rede. É preciso matriculá-los e atendê-los dentro do que exige a legislação para esse tipo de atendimento educacional.  

Em sua fala, Iran lembrou, ainda, que o direito de acesso à educação pressupõe outro direito muito importante, que é o direito de educar. E, segundo ele, não se educa nas condições existentes em muitas escolas, tanto da rede pública municipal de Aracaju quanto da rede pública estadual.  

“Tenho recebido muitas reclamações de professores e de pais de alunos, denunciando que as crianças com deficiência são encaminhadas às escolas sem que estejam recebendo, também, o tratamento adequado no sistema de saúde, cujos serviços específicos nem sempre são disponibilizados, ou que precisam de medicamentos, que também não recebem, e que a escola não tem como resolver, porque esse não é o papel da escola. E, com isso, tem havido um grande número de adoecimento de professores por essa impotência e pela angústia gerada por essa situação, levando muitos à depressão”, denuncia o parlamentar. 

Reconhecimento  

Iran Barbosa aproveitou para parabenizar a professora Jacqueline Andréa Furtado de Sousa, da rede municipal de ensino de Aracaju, que receberá, no dia 14 de julho, em São Paulo, o prêmio Qualidade e Excelência Brasil 2025, na categoria Profissional do Ano, em reconhecimento pelo seu trabalho com alunos com deficiência na EMEF Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria.  

“Essa atividade, pela qual a professora será homenageada, deve sim ser enaltecida porque ela faz um trabalho importante, atuando numa sala criada especificamente para fazer esse atendimento especializado, mas nem todas as escolas da rede têm isso. Precisamos sim homenageá-la e estimular a escola a continuar com esse trabalho, mas, do outro lado, temos um problema gigantesco, que é a falta desse mesmo atendimento em outras escolas da rede. O belíssimo trabalho da EMEF Diomedes Santos Silva e da professora Jacqueline precisa ser reconhecido, e precisamos cobrar que as escolas tenham as adequadas condições de funcionamento”, apontou o parlamentar.