09/04/2025 as 15:11

MATERNIDADE LOURDES NOGUEIRA

Iran Barbosa destaca denúncias sobre o funcionamento da Maternidade

Entre os problemas encontrados, conforme relatou o parlamentar, estão a falta de insumos básicos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Iran Barbosa destaca denúncias sobre o funcionamento da MaternidadeMichel de Oliveira

O vereador Iran Barbosa (PSOL) destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira (9), a inspeção conjunta realizada pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SE), na tarde de ontem (8), na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de Março. A visita identificou graves deficiências no funcionamento da unidade de saúde.  

Entre os problemas encontrados, conforme relatou o parlamentar, estão a falta de insumos básicos, condições de trabalho degradantes e um cenário de total insegurança para profissionais e pacientes. 

“São denúncias e informações que temos acompanhado há algum tempo e que nos trazem muita preocupação, assim como para os usuários e para os trabalhadores daquela unidade de saúde, porque não há qualquer segurança em relação aos contratados para o trabalho”, apontou o parlamentar. 

Segundo Iran, a inspeção constatou ainda a presença de médicos trabalhando sem carteira assinada e sem garantias trabalhistas; a escala reduzida de apenas dois médicos para os setores de pré-parto, parto e pós-parto — quando o ideal seria três; enfermarias subdimensionadas para acolher as parturientes; falta até mesmo de papel-toalha e sabão; além de salários atrasados de profissionais da unidade. 

“É uma situação realmente muito séria, e eu quero parabenizar o Sindimed e o CRM-SE por essa iniciativa e pelo cuidado e zelo em fazer o seu trabalho de fiscalização para cobrar o bom funcionamento do sistema de saúde”, disse. 

“Nesse sentido, quero fazer um apelo à Administração Municipal para que resolva esses problemas denunciados, a fim de que a população aracajuana possa voltar a ter um atendimento adequado naquela maternidade”, solicitou o vereador Iran Barbosa.