25/04/2025 as 15:32
NA ALESELinda Brasil destacou que, tanto as sedes, quanto comunidades rurais dos municípios de Aquidabã e Siriri, vêm sofrendo com a escassez de água
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A deputada estadual Linda Brasil (PSol) denunciou o desabastecimento de água em dois municípios do Estado e criticou a precariedade da coleta de lixo em Aracaju, cobrando providências e responsabilidade do poder público, durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), desta quinta-feira (24).
A parlamentar destacou que, tanto as sedes, quanto comunidades rurais dos municípios de Aquidabã e Siriri, vêm sofrendo com a escassez de água.
“A falta de água é um problema crônico, mas que parece piorar diante do descaso. A Deso foi privatizada com a promessa de resolver essas questões, mas até agora nada foi feito. A população está sendo deixada à própria sorte”, declarou Linda Brasil.
Ela também ressaltou o problema impacta especialmente as mulheres das comunidades afetadas, já que são, em grande parte, responsáveis pelas tarefas domésticas que dependem diretamente do abastecimento.
“Hoje mesmo, recebi vídeos mostrando a situação da zona rural, onde mulheres estão ainda mais sobrecarregadas por causa da falta de água. Estamos encaminhando um ofício solicitando reparos urgentes e o restabelecimento do serviço nessas localidades”, informou a deputada.
Aparte
Em aparte, a deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) que é de Aquidabã, afirmou que há algum tempo vem recebendo diversas reclamações com relação ao desabastecimento de água no município e acrescentou:
“Hoje estão acontecendo manifestações lá em Aquidabã, precisamente nos povoados Lagoa do Mato e Santa Terezinha, que são muito atingidos, chegando a ficar 15 a 30 dias sem água. Durante o feriado, eu mesma passei isso também, dentro da minha casa, da gente ficar sem água, contactei o presidente Luciano e também o superintendente de Sistemas Regionais de Água da Deso, Sr. Napoleão Barreto, e a resposta que nos foi dada é que duas adutoras haviam rompido. E que ontem, eles já haviam feito o conserto e que no final do dia a água voltaria aos poucos, e que, provavelmente hoje, isso já estaria resolvido. O superintendente também se comprometeu a enviar dois carros pipas. Mas é uma coisa que vem acontecendo de forma recorrente”, lamentou a parlamentar.
Dra. Lidiane ressaltou que manteve conversa com o governador Fábio Mitidieri, que o mesmo foi solícito a sua demanda, recorrendo ao presidente da Deso, pra entender o problema nestas comunidades de Aquidabã e cobrou celeridade nos serviços de reparo.
“Eu entendo perfeitamente a revolta da população, não só a zona rural como a sede que sofrem com desabastecimento. Então, eu espero que isso se resolva o mais breve possível, não só em Aquidabã, como em todas as cidades que vêm sofrendo com a falta de água”, concluiu a deputada.
Coleta de lixo em Aracaju
Além da pauta da escassez de água, Linda Brasil voltou a chamar atenção para a polêmica na coleta de lixo em Aracaju.
“Ontem, a ADEMA multou em R$ 1,5 milhão a empresa Renova, contratada emergencialmente pela Prefeitura após a rescisão com a empresa Torre, por atuar sem licença ambiental. É inadmissível que uma empresa de coleta de lixo seja contratada sem as devidas autorizações legais. Isso revela uma falha grave no processo licitatório e de fiscalização, colocando em risco a saúde pública da população”, criticou a parlamentar.
Linda Brasil finalizou pedindo mais rigor nas contratações e maior atenção do poder público aos direitos básicos da população.