24/07/2025 as 08:39

TARIFAÇO

Rogério Carvalho integra comissão para promover diálogo com EUA

O senador Rogério Carvalho (PT) estará, entre os dias 27 e 31 de julho, nos Estados Unidos, integrando a Comissão Temporária Externa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Rogério Carvalho (PT) estará, entre os dias 27 e 31 de julho, nos Estados Unidos, integrando a Comissão Temporária Externa. Segundo o parlamentar, o grupo faz parte de uma comitiva de oito parlamentares. “A missão tem um caráter suprapartidário e estratégico, com o objetivo de promover o diálogo institucional entre o Congresso brasileiro e o Congresso americano”, registrou nas redes sociais.

De acordo com Rogério Carvalho, a Comissão para Interlocução sobre as Relações Econômicas Bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA) foi aprovada pelo Plenário e criada para conduzir missão oficial à cidade de Washington. “Nosso mandato está vigilante e saibam que seguiremos firmes na luta por um comércio justo e pela soberania do nosso país”, destacou. Tarifaço A comissão foi aprovada no dia 17, no Senado, e vai tratar com o Congresso dos Estados Unidos sobre a nova tarifa de importação imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano. A c o m i s s ã o s e r á responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, com foco no diálogo político de alto nível e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.

O grupo é composto pelos senadores: Nelsinho Trad (PSDMS), como presidente; Tereza Cristina (PP-MS); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Jaques Wagner (PT-BA); Esperidião Amin (PP-SC); Rogério Carvalho (PTSE); Fernando Farias (MDB-AL); Carlos Viana (Podemos-MG). A criação da comissão resulta de articulação conjunta entre a Presidência do Senado e a Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, diante da necessidade de fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, que já impactam diversos setores da economia brasileira.