20/04/2021 as 08:44

GRIPE

Vacinação: feriado será marcado pelo Dia D

No Dia D, os serviços de rotina estarão suspensos, e todas as equipes atuarão exclusivamente na campanha contra a gripe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O feriado de Tiradentes será marcado pelo Dia D de vacinação contra a gripe em Aracaju. Atualmente 40 Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacina ativas e irão funcionar durante a vacinação contra a Influenza. No Dia D, os serviços de rotina estarão suspensos, e todas as equipes atuarão exclusivamente na campanha contra a gripe. Vale frisar que começou ontem a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, e crianças de seis meses a menores de seis anos e 41.730 doses serão distribuídas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de ser feriado, todas as UBSs irão funcionar exclusivamente para vacinação das crianças, gestantes e puérperas que estão contemplados na primeira fase da campanha. “O Dia D é exclusivo para esse público.

Então, para que não gere aglomeração, para que as mães consigam ter a garantia de que seus filhos vão ser vacinados e protegidos, é ideal que esses públicos participem do Dia D, para que não necessitem ir às UBSs em outros dias, quando os outros serviços estarão acontecendo ao mesmo tempo”, alerta a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Kamila Fialho. Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir à UBS e apresentar o documento de identificação com foto e cartão de vacina.

No caso da gestante, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas. Distribuição das doses Segundo a SMS, por categoria, o quantitativo de doses será distribuído da seguinte forma: 14.958 para trabalhadores da saúde (prioritariamente, para os profissionais de hospitais e das retaguardas de atendimento covid); 20.340 destinadas às crianças com idade de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; e 4.402 doses para gestantes e puérperas, o que caracteriza 100% das gestantes e puérperas comparado ao número do ano passado. “Temos ainda quatro indígenas, vinculados à UBS Osvaldo de Souza, que também serão contemplados nessa primeira fase.

Todo o nosso quantitativo foi baseado nos números da campanha do ano passado. Ontem e hoje estamos fazendo a distribuição das doses para os hospitais e para as UBSs e amanhã, dia 21, mesmo sendo feriado, todas as UBSs irão funcionar exclusivamente para vacinação das crianças, gestantes e puérperas que estão contemplados na primeira fase da campanha. Será o Dia D contra a Influenza em Aracaju, com essas unidades funcionando das 8h às 16h, sem fechar para o almoço”, explica a Kamila Fialho.