30/04/2021 as 08:44

IMUNIZANTE

Vacina da Pfizer deve chegar em SE na próxima semana

Imunizante requer armazenamento diferenciado, e SES garante já estar preparada

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria da Saúde de Sergipe (SES) afirma que o Estado está preparado para receber as vacinas da Pfizer. O imunizante contra a Covid-19, fabricado pelo laboratório BioNTech, chegou ao Brasil nesta quinta-feira, 29, e requer condições de armazenamento diferentes das outras já em circulação no país.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da SES, as doses de vacina Pfizer devem chegar a Sergipe até a próxima semana e a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (Ceadi) “está preparada com freezers para o devido armazenamento”. Ainda conforme a SES, o Ministério da Saúde informa que as doses devem ser armazenadas entre -25ºC e -15ºC, podendo ficar nessa faixa de temperatura por até 14 dias.

Se for colocada na rede de frio nacional, que tem temperatura de +2ºC a +8ºC, a vacina deve ser aplicada na população em até cinco dias sem risco de prejudicar a eficácia do imunizante. Divulgação “A Secretaria de Estado da Saúde fez parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a utilização, se necessário, do freezer de ultracongelamento que possui a instituição de ensino”, disse a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira.

Segundo Ana Beatriz, o imunizante da Pfizer também precisa ser utilizado em duas aplicações para que se complete o processo de imunização, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação com a Pfizer está restrita às capitais brasileiras neste primeiro momento, portanto, as doses enviadas serão direcionadas ao Programa de Imunização de Aracaju. “O imunizante chega, armazenamos no freezer na SES, Aracaju faz a retirada do imunizante congelado e leva para as Unidades Básicas de Saúde, que têm até cinco dias para utilizarem o produto após o descongelamento”, concluiu Lira.

|Por Laís de Melo
||Foto: Divulgação