18/10/2021 as 16:28

OUTUBRO ROSA

Aracaju: UBSs realizaram 2.438 atendimentos à saúde da mulher

Ação continua nos próximos dois sábados, 23 e 30 de outubro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em continuidade às atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continuará realizando nos próximos dois sábados, dias 23 e 30, ações voltadas à saúde da mulher.

No dia 16, primeiro sábado desta programação especial de oferta de serviços às mulheres, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram 2.438 atendimentos, sendo 244 exames citopatológicos;207 mamografias; 11 testes de gravidez; 277 testes rápidos covid-19; 305 testes de HIV; 305 testes de sífilis; 305 testes de hepatite B; 305 testes de hepatites C; 222 glicemias; e 257 aferições de pressão arterial.

Até o fim do mês, em cada região da cidade, aos sábados, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) estará funcionando das 8h às 16h acolhendo as mulheres e realizando testagem, consultas e exames. Cada UBS ofertará 80 exames citopatológicos (lâmina) e 40 agendamentos de mamografias.

Para a realização do exame citopatológico ou de lâmina, destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade, é preciso evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais. Já para mamografia, ofertada para as mulheres de 50 a 69 anos, a oferta se dá conforme recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, oito unidades continuarão abertas nos próximos sábados e as equipes farão esse trabalho de orientação e cuidado, realizando ainda consulta de enfermagem (anamnese), glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

“Também continuaremos fazendo o teste rápido contra covid-19, teste rápido HIV, sífilis e hepatites virais, e teste rápido de gravidez para aquelas que estiverem com suspeita. Estarão funcionando as UBSs: Santa Terezinha [Robalo], Roberto Paixão [17 de Março], Hugo Gurgel [Coroa do Meio], Edézio Vieira [Siqueira Campos], Cândida Alves [Santo Antônio], Francisco Fonseca [18 do Forte], Anália Pina [Almirante Tamandaré] e Onésimo Pinto [Jardim Centenário]”, explica.

Orientação
Durante todo o ano, a SMS realiza encontros, palestras e as equipes de saúde sempre reforçam a necessidade desse cuidado, porém, uma das causas que leva as mulheres a não realizarem o exame é o medo.

“É um tanto contraditório, mas, o receio de encontrar algum problema muitas vezes impede a mulher de recorrer a um médico. É preciso quebrar essa ideia e alertar que quanto mais cedo se descobre um problema, mais cedo ele pode ser solucionado, sem maiores danos”, alerta.

A coordenadora destaca, também, a importância de a mulher conhecer o seu corpo, pois, explica, é preciso que se realize a palpação/observação das mamas. “Isso pode ocorrer durante o banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, e não há nenhuma técnica específica, apenas atenção para qualquer alteração nas mamas. Caso seja percebida essa alteração suspeita deve procurar a Unidade do seu bairro”, afirma.

Outubro Rosa
Na programação de ações da Secretaria da Saúde de Aracaju alusivas ao Outubro Rosa também será realizado, na próxima quinta-feira, 21, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais, e aula com a Academia da Cidade, às 15h, no Calçadão da Praia Formosa. Cada Unidade também segue realizando ações de prevenção e conscientização com as usuárias durante toda a semana.

 

Fonte: PMA