19/09/2023 as 10:19

EM RECIFE

ONG Obesidade Brasil realiza 4ª edição do evento obesidade em pauta

Pela primeira vez, o evento que acontece desde 2021, terá sua edição em Recife

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

ONG Obesidade Brasil realiza 4ª edição do evento obesidade em pauta

A obesidade é uma doença crônica que atinge a população mundial. Existem no Brasil atualmente cerca de 41 milhões de pessoas acima de 18 anos com obesidade, o que corresponde a 26% da população. Em 2030, a previsão é de 29,7% de adultos brasileiros com obesidade, correspondendo a cerca de 47 milhões de pessoas.

A ONG Obesidade Brasil, a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade, realizará mais uma edição do evento Obesidade em Pauta: Menos estigma, mais acolhimento, voltado a pacientes e profissionais de saúde para conscientização da obesidade como doença crônica e diminuição do preconceito, abordando os mais diversos assuntos relacionados à obesidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com. As primeiras edições foram realizadas de forma online, em 2021 e em 2022, e neste ano a 3ª edição aconteceu de forma presencial em São Paulo. Desta vez, o evento chegou ao Recife e representará a sua 4ª edição. Ele acontecerá presencialmente no dia 23 de setembro e terá uma programação especial das 8h30 às 18h.

“O excesso de peso está associado a diversos outros problemas de saúde como diabetes, pressão alta, asma, gota, dor de cabeça e aumento de colesterol. A obesidade está associada também a 13 tipos de câncer, além de sobrecarregar o sistema ósseo e articular, levando a uma série de problemas ortopédicos”, explica a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga e cofundadora da ONG Obesidade Brasil.

Além desses problemas de saúde, questões psicológicas também estão relacionadas ao tratamento da doença. “Ainda existem muitas pessoas que acreditam que a obesidade não é uma doença e a relacionam à falta de falha de caráter, falta de força de vontade ou algo que seja fácil de controlar, mas isso não é verdade. O tratamento da obesidade é multidisciplinar e engloba diferentes frentes, como reeducação alimentar, prática regular de atividade física, medicação, acompanhamento psicológico e cirurgia bariátrica”, afirma a psicóloga Andrea Levy, presidente da ONG Obesidade Brasil.
A nutróloga finaliza dizendo que as recaídas são muito comuns durante o tratamento, já que essa é uma doença crônica que não apresenta cura, mas sim controle. A pessoa começa o tratamento da obesidade, mas ao alcançar um peso que considera bom para ela, abandona tudo e volta a engordar. Por isso, é muito importante essa conscientização dos pacientes e profissionais de saúde de que o acompanhamento é para toda vida.

|Foto: Estúdio Baena Fotografia