29/08/2022 as 10:23
ENTREVISTAA entrevista desta semana é com uma das maiores referências em cirurgia de prótese do joelho, em Sergipe, o ortopedista Dr. Júlio Torres.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A entrevista desta semana é com uma das maiores referências em cirurgia de prótese do joelho, em Sergipe, o ortopedista Dr. Júlio Torres. A expectativa de vida da população tem aumentado, e passamos cada vez mais anos das nossas vidas na chamada terceira idade. Portanto, o foco na qualidade de vida nessa fase tem sido cada vez mais relevante. Dores intensas, perda gradual do movimento, rigidez e inchaço são sintomas da Artrose do Joelho. Pacientes que passam pela cirurgia de Prótese de Joelho têm, em muito pouco tempo, sua qualidade de vida restaurada, voltando às suas rotinas de atividades físicas leves, profissionais e de lazer. Você tem alguma dúvida sobre o tema? Separamos aqui algumas perguntas para o nosso entrevistado.
THAÏS BEZERRA - O que é a cirurgia para prótese do joelho?
JÚLIO TORRES - É o procedimento cirúrgico que faz a substituição das superfícies articulares desgastadas do joelho por uma prótese metálica.
TB - Para quem é indicada a cirurgia?
JT - Para pacientes com artrose avançada do joelho.
TB - Existe idade certa para a cirurgia de prótese?
JT - É indicada para pacientes a partir dos 55-60 anos. Não existe cientificamente uma idade limite para a realização do procedimento. O que norteia a realização da cirurgia de Artroplastia do Joelho é o grau da artrose + idade do paciente + comorbidades associadas.
TB - O joelho volta ao seu movimento completo após a cirurgia?
JT - Os objetivos da cirurgia de prótese do joelho são: restaurar o alinhamento do joelho, alcançar arco de movimento completo, joelho estável e sem dor. Esses objetivos não são alcançados imediatamente após a cirurgia. É um processo contínuo que se inicia com a cirurgia e que continua com a reabilitação fisioterápica, sendo concluída com o retorno aos esportes de baixo impacto, como caminhadas, musculação, natação, treino funcional, bicicleta
TB - Há um receio grande dos pacientes quanto a dor no pós operatório. O que esperar de um pós operatório de Artroplastia Total Do Joelho?
JT - Houve um avanço enorme no controle de cada detalhe das Artroplastias na última década. Controle da dor, controle do sangramento e aumento da segurança global ao redor do procedimento. Algo que mudou significativamente o controle da dor no pós-operatório foram os bloqueios de nervos guiados por ultrassom. Eles garantem maior conforto após a cirurgia e permitem que utilizemos menos medicação opióide, que costuma ter muito efeito colateral. O resultado final desses bloqueios de nervos associados à cirurgia se traduz, na prática, em: maior conforto, menos efeitos colaterais, mais mobilidade e alta hospitalar precoce.
TB - Como é a internação hospitalar em uma cirurgia de prótese? Cirurgia de prótese de joelho dói muito?
JT - A cirurgia dura em torno de 90 minutos. A grande maioria dos pacientes não precisa de UTI no pós-operatório, podendo ir para o apartamento comum. Portanto, uma das metas é que o paciente não sinta dor forte no pós-operatório. Nos últimos anos, avançaram muito as técnicas de cirurgia, anestesia e medicações disponíveis para isso. Como qualquer cirurgia, é normal desconforto, mas que deve ser sempre de intensidade controlada. No primeiro dia de pós-operatório o paciente já fica de pé e consegue andar com auxílio do andador. A alta ocorre quando há dor bem controlada, capacidade de andar com auxílio de muletas ou andador e de cuidados básicos, o que normalmente ocorre após 36h a 48h da cirurgia.
TB - Por que hoje falamos muito na qualidade de vida após a cirurgia de prótese no joelho?
JT - Com o aumento do número de pessoas acima dos 60 anos, vem aumentando também a prevalência da osteoartrose. Na atualidade pessoas com essa idade normalmente estão estabilizadas, filhos criados, próximos a se aposentar/reduzir carga de trabalho e disposição para aproveitar a vida. Essa combinação faz com que esses pacientes com dor relacionada com a artrose busquem mais frequentemente ajuda precoce.