09/06/2020 as 09:09

OPINIÃO

Distanciamento Social. Mudanças. Adaptações. E o ENADE?

Em meio às mudanças atribuídas pelo distanciamento social, deparamo-nos com “novas realidades” e com a educação superior não seria diferente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em meio às mudanças atribuídas pelo distanciamento social, deparamo-nos com “novas realidades” e com a educação superior não seria diferente. Discussões e hipóteses a respeito do novo formato de ensino têm sido levadas em consideração por várias instâncias, mas até agora nada mudou quanto à realização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2020.

Este ano os cursos avaliados serão:

- Licenciatura: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, português, português e espanhol, português e Inglês, matemática, música, pedagogia e química.

- Bacharel: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

- Tecnológica: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; e tecnologia em redes de computadores.

A data prevista para a realização da prova é 22 de novembro de 2020, no entanto é necessário ponderar a realidade que as instituições de ensino superior presenciais vêm enfrentando com o distanciamento social.Autorizadas pelo MEC, essas IES presenciais já oferecem disciplinas online que compreendem cerca de 20% da sua grade curricular, e para isso disponibilizam uma estrutura de laboratórios de informática equipados com toda tecnologia moderna e internet à disposição dos alunos. Com o distanciamento social, as adaptações para as aulas sincronizadas estão formatadas a fim de que haja continuidade no cumprimento da carga horária, ministração do conteúdo dos componentes curriculares e interação entre professores e alunos sem perdana qualidade do ensino oferecido. Compreender esse momento de mudanças é imprescindível para que nenhuma instituição seja prejudicada no ENADE.

Do ciclo de avaliação do ENADE deriva o CPC (Conceito Preliminar de Curso), resultado importantíssimo e que tem forte impacto nas Instituições já que contabilizam para o IGC (Índice Geral de Cursos), sendo esse um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Quanto ao cronograma ENADE 2020, inscrição de ingressantes e concluintes, data para a realização do questionário do estudante e aplicação da prova, ainda não foi publicado em edital no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),o que provavelmente ocorrerá agora no mês de junho. Dessa forma, somente de posse dessas informações será possível às IES informar aos alunos cada passo com precisão. Até lá, é prudente seguir a dinâmica dos anos anteriores.

Tal comedimento é fulcral para que alunos, professores, coordenadores e direção geral unam esforços a fim de alcançar bons resultados apesar do cenário que hoje vivenciamos. Na verdade, um bom planejamento pode transformar este momento em oportunidades exponenciais de ensino e aprendizagem, uma vez que as barreiras físicas estão sendo superadas com o uso da tecnologia que, como sempre se afirmou, é capaz de diminuir distâncias.

É necessário que as coordenações dos cursos que serão avaliados acompanhemdiariamente as portarias do MEC, e as instituições, por sua vez, devem buscar caminhos que tranquilizem e orientem toda a comunidade acadêmica.

 

Dayse Xavier de Santana

Pedagoga Especialista

Consultora Educacional e Empresarial

Diretora Pedagógica da TBX Consultorias e Treinamentos

 

 

Sara Rogéria Santos Barbosa

Mestre em Educação – UFS

Doutoranda em Literatura e Cultura - UFBA

Coordenadora do Curso de Letras da Faculdade São Luís de França

Gestora do Programa ENADE da Faculdade São Luís de