25/11/2020 as 12:03

SUSTENTABILIDADE

Aracajuanos podem fazer o descarte correto de resíduos sólidos nos Ecopontos

São quatro ecopontos distribuídos em Aracaju para o descarte de móveis velhos, eletrônicos, restos de construção civil, materiais recicláveis e reutilizáveis, entre outros resíduos volumosos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê, entre seus objetivos, que as cidades tornem-se mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental, inclusive com a adequada gestão dos resíduos sólidos. Nesse sentido, os cidadãos possuem papel fundamental e devem procurar os serviços municipais para fazer o correto descarte do lixo e não jogá-los em locais inadequados.

A fim de facilitar esse processo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dispõe de quatro Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, conhecidos como Ecopontos. Nesses locais, os aracajuanos podem descartar móveis velhos, eletrônicos, restos de construção civil, materiais recicláveis e reutilizáveis, entre outros resíduos volumosos.

Atualmente, a capital conta com quatro unidades nos bairros Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont e 17 de março. O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explica que esse número será ampliado e que novos ecopontos serão construídos em locais estratégicos da cidade. Assim, segundo ele, será possível eliminar outros pontos de descarte irregular, como em canais e terrenos baldios.

“Estamos em processo de licitação de mais seis, mas o ideal para Aracaju são 18 ecopontos. Com esses, a gente atende todas as regiões da cidade com unidades próximas às residências ou de estabelecimentos comerciais dos aracajuanos, o que facilita o recebimento desse tipo de resíduos. Desta forma, contribuímos para a eliminação dos pontos de descarte irregular na cidade”, reforça o presidente da Emsurb.

Luiz Roberto esclarece, também, que os resíduos entregues nas estações voluntárias são encaminhados a duas cooperativas de reciclagem da capital. "Todos esses resíduos coletados, tanto pelo Cata Treco, como os recicláveis e os reutilizáveis nos ecopontos, são destinados para duas cooperativas de Aracaju servindo, inclusive, para movimentar do ponto de vista financeiro e de auto sustentabilidade dessas cooperativas”, afirma.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. O recolhimento do material é gratuito e cada estação possui duas caixas de 5 m³ destinadas a recolher embalagens, restos de poda, móveis e outros resíduos de origem não industrial; duas de 30m³ para entulhos, como resíduos da construção civil; e quatro contentores com capacidade de 240 litros para recicláveis.

|Fonte: Ascom/PMA 

||Fotos: Felipe Goettenauer