05/08/2025 as 18:25

REAJUSTE/REPÚDIO

Linda Brasil: “O aumento da tarifa de água pela Iguá é imoral”

O aumento foi autorizado com apenas três meses de operação da empresa Iguá Saneamento no estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Linda Brasil: “O aumento da tarifa de água pela Iguá é imoral”

Durante a sessão plenária desta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol), manifestou seu repúdio ao reajuste de 7,83% nas tarifas de água e esgoto em Sergipe, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). O aumento foi autorizado com apenas três meses de operação da empresa Iguá Saneamento no estado e em meio a diversas denúncias da população sobre a má qualidade dos serviços prestados.

Para Linda, embora o aumento possa ter respaldo legal, ele é “imoral”. “Não esperaram nem um prazo de 12 meses para que a empresa mostrasse que estava fazendo um trabalho a contento. Hoje, o que percebemos é justamente o contrário. É uma irresponsabilidade muito grande do Governo do Estado, através da Agrese, autorizar o aumento solicitado pela Iguá, diante do imenso número de denúncias, que partem de diversos cantos do estado. Isso é inaceitável. A população está indignada”, afirmou a parlamentar.

Aliado à manifestação de repúdio, a deputada informou que adotará medidas para barrar a execução do aumento da tarifa. “Essa foi uma medida já adotada em Alagoas. Vamos dialogar com outros parlamentares para barrar esse aumento injusto aqui também”, frisou.

Durante o seu pronunciamento, a deputada compartilhou relatos enviados por moradores de diferentes municípios sergipanos. De Frei Paulo, um morador do conjunto Carlos Alexandre, relatou estar há meses sem água nas torneiras, mas continuando a receber as faturas mensalmente. Em Pedra Mole, a situação também é recorrente, segundo denúncias recebidas pela deputada nas redes sociais.

Ela ainda destacou denúncias sobre possível crime ambiental em Barra dos Coqueiros, onde, segundo um seguidor, esgoto sem tratamento está sendo lançado nas lagoas e, posteriormente, nas praias. “A prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente foram informadas e nada foi resolvido até o momento”, acrescentou a deputada.

Linda cobra explicações e reforça sua posição contrária à privatização dos serviços públicos. “É nosso dever cobrar explicações e exigir que o serviço prestado esteja à altura do que a população precisa e merece”, concluiu.

Fonte: Assessoria Parlamentar