07/12/2021 as 09:30

TRÂNSITO

Mais de 3 mil acidentes são registrados em Aracaju

Número é referente ao período entre janeiro e novembro deste ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 3 mil acidentes são registrados em Aracaju

No período de janeiro a novembro deste ano, Aracaju registrou um total de 3.046 acidentes de trânsito, conforme dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da capital, que também inclui números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Instituto Médico Legal. Somente neste último final de semana, de sexta, 3, a domingo, 5, o órgão registrou 12 acidentes, envolvendo carros, motos e até caminhão, com vítimas fatais e criança ferida.

Até o momento, 41 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito em Aracaju nos 11 meses do ano, segundo a SMTT. O que significa um aumento de 17,14% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, quando comparados com o mesmo período em 2020, mostram uma leve queda de 3% no número de acidentes em 2021.

O que prova que os índices permanecem em altos patamares, mesmo no ano de pandemia da Covid-19, quando a circulação de veículos diminuiu devido ao isolamento social. Com a retomada dos setores, a permissão para o funcionamento de bares e restaurantes e, por consequência, uma maior circulação de veículos nas ruas este ano, o trânsito tem ficado mais violento nos últimos meses em Aracaju.

Conforme dados do Detran, do total de acidentes registrados pelo órgão em 2021 (que reúne casos acompanhados pela CPRv e CPTran), 79 envolviam condutores embriagados. Além disso, as estatísticas do órgão dão conta ainda de que os condutores do sexo masculino são os que mais se envolvem em colisões: 1.475 contra 232 mulheres. “O desrespeito aos limites de velocidade e à sinalização de trânsito vigente estão entre as principais causas de acidentes em Aracaju, além da mistura de bebida e direção”, aponta a Comunicação da SMTT.

|Por Laís de Melo
||Foto: André Moreira